Escrita Fiscal Direto do Validador Sped Fiscal foi tema de um curso realizado no dia 28 de março no auditório do CRC-GO para mais de 80 profissionais contabilistas. O assunto foi ministrado pela contadora Magna de Jesus da Silva Ferreira que apresentou, ainda, uma visão teórica e prática de como escriturar os documentos corretamente para que o contribuinte não caia na malha fina fiscal.
“Tivemos a efetiva participação do público, com perguntas e experiências. As principais dúvidas geraram em torno da legislação do Estado de Goiás, decreto 4.852/97 e seus benefícios fiscais”, aponta Magna, acrescentando que o curso abordou desde a emissão do documento fiscal até o lançamento dele dentro do Sped Fiscal ICMS/IPI, com a anotação dos registros a serem alimentados.
Sped Fiscal – Instituído pelo Decreto n º 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010) e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes.
É composto por três grandes subprojetos: Escrituração Contábil Digital, Escrituração Fiscal Digital e a NF-e – Ambiente Nacional. Representa uma iniciativa integrada das administrações tributárias nas três esferas governamentais: federal, estadual e municipal. Mantém parceria com 20 instituições, entre órgãos públicos, conselho de classe, associações e entidades civis, na construção conjunta do projeto.
Fonte: Comunicação CRC-GO, por Naiara Gonçalves