A BBC Consultoria trouxe para o CRCGO no dia 17 de junho mais um curso sobre Escrituração Contábil Fiscal (ECF). Durante o período matutino e vespertino, o contador João Paulo de Melo, orientou os participantes sobre a forma teórica e prática do assunto, apresentando as informações que obrigatoriamente devem ser geradas conforme a legislação do IRPJ e da CSLL.

De acordo com o instrutor, os participantes apresentaram várias dúvidas, com preguntas que abrangiam os dois lados do (teórico e prático). “Eles trouxeram as experiências vivenciadas no dia a dia e dessa forma, eu procurei trabalhar da maneira mais detalhada possível para sanar as questões apresentadas”, disse.

Alan Pereira Oliveira trabalha no departamento contábil da Vbs Acessoria Contábil, em Caldas Novas. Ele conta que conseguiu absorver o conteúdo do curso, porém o curto tempo permitiu que fosse dado mais abrangência à ECF de empresas do lucro real. “De certa forma tivemos o tempo reduzido para empresas do presumido, imunes e isentas, segmento onde atuo. Mas no geral o curso foi ótimo”, assegura, ressaltando que teve total apoio e pronto atendimento do professor para as dúvidas que surgiram mesmo após o curso.

O vice-presidente de Controle Interno do CRCGO, Djalma Arantes, também foi um dos participantes do curso. Ele conta que o treinamento enriqueceu um pouco mais o conhecimento sobre a obrigação que as empresas devem enviar ao fisco até 31 de julho próximo. Segundo ele, o curso foi proveitoso, abordando uma retrospectiva do SPED, com orientações teórica e prática, a obrigatoriedade de entregar as informações corretas ao Fisco, esclarecimentos de dúvidas e como validar as informações no programa PVA. “O instrutor foi muito claro nas explanações e também o fato de fazer no notebook serve para consultas futuras. O curso, realizado pela BBC em parceria com o CRCGO, demonstra a preocupação do Conselho em levar conhecimento para categoria, dado ênfase ao desenvolvimento profissional e a educação continuada a custos reduzidos”, conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves