No dia 12 de novembro, o auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás abriu espaço para a realização de mais um curso de Escrita Fiscal, com o objetivo de desenvolver a educação continuada aos profissionais da contabilidade. Esta foi a terceira vez, neste ano, que o assunto foi abordado pela palestrante Magna de Jesus Ferreira. Nesta edição o curso contou com a participação de um público de mais de 80 pessoas, confirmando o sucesso da palestra. Dias 14 e 18 de novembro o curso foi ministrado, pela primeira vez este ano, no interior do Estado, tendo passado pelas cidades de Cristalina e Águas Lindas, respectivamente.

De acordo com a palestrante, o conhecimento da legislação estadual tem sido primordial para o bom manuseio do SPED Fiscal. “O segredo do SPED fiscal está no conhecimento da legislação do Estado de Goiás. A deficiência dos profissionais quanto ao nosso regulamento é muito grande. O risco é maior quando o profissional não conhece o regulamento, pois ele pode se apropriar de créditos indevidamente, fazer lançamentos errôneos, o que resulta em penalidade”, alerta. Por isso a necessidade de se investir na constante educação continuada, segundo Magna, esse curso não é uma simples palestra, mas a continuação de um projeto voltado ao aprimoramento profissional. “O sucesso deste trabalho ocorre porque ele foi feito para o contabilista. É um curso que já tem mais de 60 turmas, sempre com o auditório lotado”, comemora.

Ainda segundo a palestrante, não apenas o contabilista, como também empresários e profissionais da TI devem estar atentos às orientações sobre Escrita Fiscal. “A empresa tem muito a ganhar com esse curso, uma vez que o profissional que está desatualizado não se encontra nas condições de atender as exigências que vêm na área do SPED, porque não temos somente o SPED Fiscal, há também a EFD Contribuições, SPED Contábil, a ECF (Escrituração Contábil Fiscal). Essa educação continuada não é só para contadores. O SPED Fiscal precisa da união do contador, do empresário e do pessoal da tecnologia da informação”, explica.

O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, destaca o crescimento da turma em busca de esclarecimentos sobre o curso concedido. “Esta palestra tem o enfoque na credibilidade profissional e na valorização contábil, bem como o número de participantes que o curso vem agregando. Tem sido uma ocasião proveitosa, com resultados animadores, em prol do desenvolvimento profissional e no prosseguimento da educação continuada”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO