Pensando na qualificação do contabilista e no comprometimento com o bom exercício da profissão, o CRC-GO realizou na manhã do dia 5 de agosto o curso de Escrituração Fiscal – Capacitação Básica e Fundamental ministrado pelo contador e consultor Pedro Roberto Silva Pinto. Segundo ele, dada a quantidade de legislação que deve ser acompanhada pela área contábil e a atualização constante do profissional, o curso se torna imprescindível para o bom desempenho das ações dos contabilista. “Por se tratar de uma área de alto risco nas empresas, em que está diretamente ligada ao fluxo de caixa, o profissional deve estar preparado e o conhecimento faz com que ele se sobressaia no trabalho”, assegura.
A atividade de escrituração fiscal é uma exigência legal, conforme prevê Norma Brasileira de Contabilidade (NBC T2) e está relacionada aos demais setores de uma empresa, demandando que os profissionais que atuam diretamente com ela, ou que estejam em situação que a influencie, desenvolvam conhecimentos, habilidades e atitudes específicas da área contábil-tributária. “Para tanto, não basta que o profissional reproduza procedimentos de escrituração. É preciso que compreenda seus fundamentos legais e que tenha dimensão da importância da área para o bom desempenho da empresa”, afirma o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano.
O curso foi um sucesso de presença, com 60 pessoas, participação e interatividade, devido a importância do assunto. “Costumo dizer que a escrituração fiscal é o caixa da empresa onde se pode ganhar ou perder consideráveis valores, principalmente quando deixado de observar questões de crédito e débito”, finaliza Pedro Roberto.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO