O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) Elione Cipriano da Silva, participou, no dia 24 de novembro, na cidade de Posse, do curso de preparação para o eSocial e Desoneração da Folha de Pagamento, com o palestrante Edione José dos Santos.

O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano, demonstrou a preocupação para que o curso tire as dúvidas da classe contábil na região. “A realização destes cursos mostra a preocupação do CRC-GO em levar as atualizações dos principais sistemas de operação contábil aos profissionais de Goiás. O eSocial é uma inovação, e o Conselho vê como um dever o ato de levar esclarecimentos sobre o manuseio e adaptação a este projeto” relata.

Para o delegado regional do CRC-GO em Posse, Rodomiro Vieira, a palestra foi recebida com muita gratidão pela classe contábil da cidade.

“Nós agradecemos ao presidente Elione por mediar a vinda desse curso para a nossa cidade. Pela distância, fica dispendioso nos deslocarmos até Goiânia para fazermos o curso. O curso dado foi de suma importância para a classe contábil e demais auxiliares, e o palestrante expôs com sabedoria cada assunto. Ficamos entusiasmados, e esperamos que venham mais cursos para cá. As nossas portas estão sempre abertas”, avalia.

Apesar das demonstrações, o palestrante Edione dos Santos declarou que o sistema inovador do eSocial ainda surpreende muitas pessoas, gerando algumas dificuldades, mas segundo ele, nada que uma adaptação ao projeto resolva. “Na verdade tudo que é novo, no início assusta as pessoas, porque elas estão trabalhando na vida prática com o sistema às vezes de 20, 30 anos, e quando vê um sistema bastante inovador, como o eSocial, que é um ambiente nacional onde as demais obrigações acessórias vão desaparecer, as pessoas têm enfrentado a implantação do eSocial com bastante dificuldade”, adianta o palestrante, que também relembrou o processo de lentidão que o governo federal tem levado para implantar o sistema. “Eu acredito que os primeiros quatro a cinco meses serão de dificuldade, até as pessoas se adaptarem com relação ao eSocial. Da parte do governo, isto está tendo uma implantação muito lenta, porque já tivemos umas quatro prorrogações. O eSocial era para ter entrado em vigor em 2013, e nós não temos nem a data de quando ela entrará em vigor, isso porque a Caixa Econômica Federal tem tido bastante dificuldade em fazer a adaptação ao eSocial conforme ele vai ser trabalhado na prática, mas acredito que no decorrer de 2015 estará em pleno funcionamento”, revela.

Em relação à desoneração da folha de pagamento, o palestrante citou as atividades realizadas para esclarecimento do assunto. “Na parte da Desoneração do INSS, nós abordamos o início da desoneração, que foi trazido pela Lei 12.546/11, então nós abordamos todas as atividades que iniciaram desde quando começou a desoneração, trabalhamos as alíquotas, trabalhamos a receita bruta, na qual incide sobre a contribuição para a previdência social, trabalhamos vários exemplos práticos de como fazer o cálculo dessa desoneração do INSS na prática, e finalizamos o curso tratando dos produtos e os serviços que estão sujeitos à desoneração, e também finalizando com a questão das empresas que têm reclamatória trabalhista”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO