O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) busca, juntamente com as delegacias regionais do interior do Estado, manter o bom relacionamento com os órgãos públicos para obter melhorias e suprir as necessidades da classe contábil. Apesar da proximidade com a sede do CRCGO, os delegados José Maria Vieira, Elias José da Silva e Jony Vony Paulino da Silva, – que comandam as delegacias de Trindade, Aparecida de Goiânia e Anápolis, respectivamente – não deixam a desejar e estão sempre conquistando benefícios aos contabilistas de suas cidades.

No comando da delegacia do CRCGO em Trindade há 15 anos, o delegado José Maria Vieira destacou que as ações realizadas têm o objetivo de consolidar parcerias com os órgãos públicos da esfera do poder executivo e legislativo, além de entidades representativas de classe. “Considero extremamente relevante e imprescindível, para que possamos alcançar os objetivos traçados, a continuidade do estreitamento na relação entre os diversos órgãos e entidades representativas da nossa cidade, pois esta aproximação proporciona a oportunidade de apresentarmos, enquanto profissional contábil, as principais demandas e, ao mesmo tempo, poder ouvir as reivindicações e emitir opiniões construtivas que possam trazer benefícios diretos a toda cadeia envolvida”, afirmou.

O presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, reforçou a valorização de cada delegacia distribuída pelo Estado de Goiás. “A grandeza do trabalho contábil não se mede pelas dimensões territoriais dos municípios, e sim pelo esforço e dedicação dos delegados e profissionais que representam a classe contábil goiana. Goiás é um Estado privilegiado por possuir 44 abnegados obreiros que desempenham de forma honorífica a representação classista”, afirmou.

A aproximação com os órgãos públicos proporcionou à cidade de Aparecida de Goiânia a implantação da Nota Fiscal Eletrônica, da RedeSIM, do Cadastro Único e do Siga Fácil. O delegado de Aparecida de Goiânia, Elias José da Silva, acredita que esse relacionamento irá beneficiar em muito os profissionais da Contabilidade da cidade. “Trabalhamos com os contabilistas da nossa região a questão da desburocratização do sistema de abertura e baixa de empresas. Persistimos que se deve simplificar estes processos”, detalhou.

O contabilista é um profissional envolvido com diversas obrigações e deveres, uma vez que as informações fornecidas por ele possibilitam que decisões empresariais sejam tomadas. A profissão contábil envolve a classe empresarial que, por sua vez, auxilia no crescimento e desenvolvimento da economia de Goiás. O contador precisa, portanto, se relacionar bem com os órgãos públicos, pois são eles que dão as devidas autorizações para o funcionamento de empresas.

Além de contar com uma delegacia, o município de Anápolis possui um escritório regional do CRCGO dentro da Sefaz, que possibilita maior eficácia nos processos relacionados ao órgão. O delegado Jony Vony Paulino da Silva, destacou a importância do escritório para a classe contábil da região. “A parceira do CRC com a Sefaz foi muito agradável, pois as pessoas que visitam o órgão acabam indo também ao escritório do Conselho para resolver outras questões. Facilitou bastante a vida de toda sociedade”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Camila Pedroso