O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) também se faz presente no sudoeste goiano através das delegacias regionais de Rio Verde, Jataí, Mineiros e Caçu, que têm no comando os respectivos contadores, Marina Jacinta da Costa, Duglacy Borges de Castro Junior, Lucia Aparecida Figueira e Maria Luzia de Morais.

Apesar de contarem com as delegacias, o CRCGO disponibiliza ainda para a classe contábil, funcionários nos escritórios regionais nas cidades de Jataí e Rio Verde, sendo que a última ainda não está em funcionamento. Os escritórios atendem a grande demanda das cidades, auxiliam as delegacias e tem sua própria sede.

A delegada de Rio Verde, Marina Jacinta, revelou as expectativas com a inauguração do escritório regional na cidade. “Nossas expectativas são grandes após a inauguração do prédio, uma vez que contamos com um auditório para 120 pessoas, onde teremos oportunidades de estarmos realizando eventos que possam interagir com os nossos profissionais locais como também as cidades mais próximas, com a realização de cursos, encontros, seminários, reuniões de estudos”, destacou.

A gestão do CRCGO se preocupa em atender os contabilistas do interior goiano e leva as cidades cursos, palestras e outros eventos para aprimoramento da classe. Conselho se faz presente em visitas aos delegados com o intuito de reforçar as parcerias e melhorar o atendimento aos profissionais de contabilidade.

O delegado regional de Jataí, Duglacy Borges, ressaltou a presença do CRC na cidade. “A região da cidade de Jataí é extremamente rica, o que atrai empresas de grande e pequeno porte que necessitam do auxílio dos contabilistas locais. Temos uma gama de grandes profissionais bastante qualificados e a atual gestão do CRCGO tem nos prestigiado com muitos cursos e atendendo a demanda que a classe solicita”, detalhou.

As delegacias regionais não atendem apenas as cidades de sua sede, mas também as cidades no entorno. Rio Verde auxilia os profissionais de Montividiu, Ouroana e Santo Antônio da Barra; Caçu demanda Aparecida do Rio Doce, Aporé, Itajá, Itarumã e Lagoa Santa; os contabilistas de Serranópolis e Chapadão do Céu buscam atendimento em Jataí; e Perolândia, Portelândia e Santa Rita do Araguaia recorrem à delegacia de Mineiros.

A delegada de Caçu, Maria Luzia de Morais, destacou que apesar de não haver tanta procura de contadores para registro, a delegacia está sempre buscando o Conselho para levar até a região cursos de atualização. “O que vejo de mais importante na função da delegacia é exercer a educação continuada, pois os profissionais da cidade são mais antigos e necessitam de conhecimento”, afirmou.

Os cursos de técnico em contabilidade foram extintos desde junho de 2015, o que vem renovando a classe contábil. A exigência do curso superior para o exercício da profissão de contador, se justifica pela necessidade de conhecimentos que vão além da parte operacional. Portanto, nos últimos anos a quantidade de contadores com graduação em Ciências Contábeis tem aumentado gradativamente e ultrapassado os técnicos em contabilidade.

A cidade de Mineiros conta com uma faculdade que oferece o curso de Ciências Contábeis. A delegada regional na cidade, Lucia Aparecida Figueira, detalhou a busca pela experiência dentro da área pelos alunos do curso. “Nossos alunos já trabalham em escritórios contábeis ou em algum departamento ligado à contabilidade dentro das empresas, raras são as exceções, porém no final do curso já temos 100% dos profissionais atuando em uma das áreas da contabilidade. O perfil dos profissionais que colocamos no mercado de trabalho todo semestre contribui muito para o desenvolvimento sócio econômico e financeiro da região bem como uma educação tributária, ética e profissional dentro das empresas”, avaliou.

Como resultado da renovação dos contabilistas Rio Verde conta com 301 contadores e 216 técnicos em contabilidade; em Jataí prevalece em maior número os 156 técnicos e 78 contadores; e em Caçu são 35 contadores e Mineiros 115, e os técnicos são 22 e 48, respectivamente.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Camila Pedroso