A duas semanas para o fim do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) e as delegacias regionais do CRCGO em Posse, Goianésia e Formosa – comandadas por Rodomiro Vieira, Alessandro Almeida e Charles Farah , respectivamente – têm se desdobrado para atender e tirar dúvidas dos contribuintes e atualizar os contabilistas. Em parceria com a Receita Federal, foram realizados diversos eventos em todo o Estado de Goiás para auxiliar os profissionais contábeis acerca das mudanças ocorridas.

O delegado do CRCGO em Posse, Rodomiro Vieira, destacou a importância do profissional da contabilidade para o preenchimento e envio da declaração do IR. “O CRCGO vem trabalhando para sanar as dúvidas dos contabilistas e contribuintes. Recebemos em Posse um evento do programa de Imposto de Renda, e isso ajudou para que a população percebesse a relevância do contador e técnico em contabilidade para a sociedade”, afirmou.

Até o momento a maioria dos contribuintes goianos ainda não acertou as contas com a Receita Federal. Apenas 41% fizeram declaração. Até às 17h de quinta-feira (17), 11.362.436 declarações foram recebidas pelo sistema da Receita. De acordo com o supervisor nacional do IR, auditor-fiscal Joaquim Adir, a expectativa é de que 28,3 milhões de contribuintes entreguem a declaração. O prazo de entrega vai até 28 de abril.

O delegado do CRCGO em Formosa, Charles Farah, reforçou que o contabilista pode servir de grande ajuda no momento da declaração. “O contribuinte deve buscar a ajuda e orientação do profissional da contabilidade, pois ele é a pessoa capacitada para fazer corretamente o preenchimento e envio do Imposto de Renda”, afirmou.

De acordo com o delegado do CRCGO em Goianésia, Alessandro Almeida, há um trabalho incessante para atendimento tantos dos contabilistas na cidade como demais cidadãos que tenham alguma dúvida na área contábil. “A delegacia regional de Goianésia está em uma luta constante em favor dos empresários da cidade, buscando uma parceria entre o setor público e privado para o desenvolvimento de nossa profissão, fechando parcerias entre CDL, Associação de Contabilistas de Goianésia e empresários. Sempre atendemos profissionais para requerimento de carteiras, dando um grande suporte para os mesmos, e também a toda população que nos procura para esclarecimentos sobre nossa profissão”, detalhou.

Além das cidades sedes das delegacias de Posse, Goianésia e Formosa, os delegados atendem os profissionais de contabilidade das cidades de Alvorada do Norte, Buritinópolis, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Nova Roma, São Domingos, Simolândia, Sítio D’Abadia, Cabeceiras, Flores de Goiás, Vila Boa, Barro Alto, Santo Antônio de Goiás e Vila Propício. Todas as cidades acima possuem cerca de 480 contabilistas que auxiliam e realizam o preenchimento do Imposto de Renda.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) se uniu com a Receita Federal e os CRCs de todo o Brasil para realizar a Campanha Leão Amigo das Crianças, que tem o objetivo de estimular a doação de parte do IRPF para o Fundo de Direito da Criança e do Adolescente à escolha do contribuinte. O CRCGO apoia esta campanha e se coloca à disposição para possíveis indagações sobre o IRPF.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Camila Pedroso