O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) é norteado por três pilares: Registro, Fiscalização e Promoção da Educação Continuada. Devido a imensa extensão territorial do Estado de Goiás, o CRCGO conta com o auxílio das delegacias Regionais de Planaltina, Valparaíso de Goiás e Luziânia, para exercerem essas funções em sua região. As delegacias são comandadas pelos contabilistas, Sionilio Francisco Maia Filho, Luciana Rodrigues e Shirlei de Castro, nesta ordem.

A porta de entrada do Conselho é o Registro através da aquisição da carteira profissional. Conforme a Lei, é de responsabilidade da entidade executar um rigor nas atividades contábeis, e por isso que a Fiscalização se faz presente no sentido de orientação ao profissional. Além disso, os novos e os mais experientes profissionais contábeis devem buscar sempre a atualização e o aprendizado dentro da área da Contabilidade.

Buscando fiscalizar e orientar os contabilistas de Valparaíso de Goiás, a delegada Regional na cidade, Luciana Rodrigues, acredita que com a atuação do CRCGO as situações irregulares serão resolvidas. “As delegacias participam muito da vida cotidiana da classe local dos contadores. É fato que acabamos conhecendo todos que participam do hall da classe, os que estão ativos e os inativos, os que não possuem registro no CRC e os de outra região”, detalhou.

A delegada em Luziânia, Shirlei de Castro, destacou o trabalho feito na região para orientar os novos profissionais sobre a importância do registro junto ao Conselho. “ Aqui, até pela logística da região, temos muitos casos de profissionais com dois registros, um em Goiás e outro no Distrito Federal (DF). Por isso estamos iniciando um trabalho que tem o objetivo de aproximar os profissionais do CRCGO, formando grupos de estudo e trazendo palestras, para mostrar a importância do Conselho junto à classe”, afirmou.

A demanda dos contabilistas do interior é muito grande no que diz respeito a disponibilização de cursos para atualização e aperfeiçoamento profissional. As delegacias Regionais do CRCGO assumem a responsabilidade de defender a classe contábil diante da sociedade, valorizar o profissional da contabilidade e levar até o Conselho as suas solicitações.

Em Planaltina, o delegado Sionilio Francisco Maia Filho repassa ao Conselho as denúncias dos contabilistas, em relação aos profissionais do DF que atuam em Goiás sem a devida autorização. “Uma questão que sou muito questionado é quanto a fiscalização efetiva dos escritórios por parte do CRCGO, pois há casos de profissionais atuando clandestinamente, sem o devido registro nem mesmo qualificação necessária”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Camila Pedroso