Anualmente, os contribuintes brasileiros devem declarar à Receita Federal os rendimentos referentes ao ano anterior por meio da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Durante o processo da Declaração do Imposto de Renda, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) e as delegacias regionais da entidade, juntamente com os contabilistas, têm papel fundamental, principalmente no que diz respeito às orientações técnicas e dúvidas encontradas durante o preenchimento da declaração.

Representando o CRCGO no sudoeste goiano, os delegados regionais das cidades de Catalão e Ipameri, Marcelo Cordeiro Silva e Clenice Cesário Troncha, respectivamente, atendem os profissionais contábeis das cidades de Anhanguera, Cumari, Davinópolis, Goiandira, Nova Aurora, Ouvidor, Santo Antônio do Rio Verde, Três Ranchos e Campo Alegre de Goiás. No período do Imposto de Renda, os delegados e contabilistas esperam enviar cerca de 19 mil declarações em Catalão e 15 mil em Ipameri.

A delegada de Ipameri, Clenice Cesário, destacou a demanda na procura de um contador para orientação. “A delegacia regional de Ipameri e região tem o papel de propagar a importância e necessidade de se ajustar o Imposto de Renda Pessoa Física, relevando sempre o profissional contábil”, destacou.

Além das delegacias regionais, cerca de 400 contabilistas da região se colocam à disposição para chamar atenção dos contribuintes diante das alterações exigidas para esse ano, a fim de obterem uma declaração íntegra, com as devidas informações técnicas e sem riscos para o questionamento do Fisco.

A regularização dos contribuintes mediante a Receita Federal e a União é um dos assuntos que preocupa o delegado de Catalão, Marcelo Cordeiro. “O contribuinte só tem a ganhar se mantendo em dia e declarando seus rendimentos corretamente, até porque uma não-regularização gera problemas com o Fisco, certidão negativa travada, além do cidadão não conseguir vender um imóvel e outra série de transtornos”, avaliou.

Com o objetivo de estimular a doação de parte do IRPF para o Fundo de Direito da Criança e do Adolescente à escolha do contribuinte, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) se uniu com a Receita Federal e os CRCs de todo o Brasil para realizar a Campanha Leão Amigo das Crianças. O CRCGO apoia esta campanha e se coloca à disposição para possíveis indagações sobre o IRPF.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Camila Pedroso