Em Goiânia, as classes contábil e empresarial contam com o auxílio do recém-inaugurado Vapt Vupt Empresarial para auxiliar na abertura, fechamento ou alteração do registro de qualquer porte de empresas. Tendo em vista a grande quantidade de contabilistas e empresários, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) e os delegados regionais de São Luís de Montes Belos, Iporá, Piranhas e Caiapônia, comandadas pelos profissionais contábeis Sandoval Amaral Carvalho, Deusmar Emidio Martins, Teodomiro Pereira e Flora Portilho, respectivamente, buscam contribuir para o andamento dos processos.

Em São Luís de Montes Belos, os contabilistas contam com um posto da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), da Receita Federal e uma Delegacia Fiscal. O delegado regional do CRCGO na cidade, Sandoval Carvalho, acredita que mesmo podendo contar com os serviços oferecidos pelo Estado, a maioria dos profissionais de contabilidade mandam os seus processos para a capital. “Com essa quantidade de serviços oferecidos, a delegacia tem atendido mais na área de processos relacionados ao CRC, como protocolo, entrega e recebimento de documentos”, descreveu.

Segundo informações do governo de Goiás, diante da perspectiva de recuperação econômica, o número de empresas abertas em Goiás no primeiro bimestre deste ano foi 22,1% maior que no mesmo período do ano passado. Apenas em janeiro e fevereiro de 2017, a Junta Comercial goiana registrou 3.073 novas inscrições contra 2.516 em 2016. O número de registros é o maior dos últimos três anos.

Em contraponto, nas cidades do interior do Estado, como Piranhas, faltam postos de serviços para atuação. A delegada Flora Portilho, avaliou o papel da delegacia nesses casos. “A nossa delegacia tenta dentro do possível ajudar os colegas e buscar junto a prefeitura postos de atendimento para facilitar o andamento dos processos. De modo geral, damos suporte aos colegas em suas necessidades. Tudo que precisamos buscamos em Goiânia ou cidades próximas, além de trocarmos informações entre nós contabilistas”, avaliou.

A Junta Comercial lançou recentemente uma nova plataforma, que irá beneficiar os profissionais contábeis. O sistema permite a integração entre o Sistema de Registro da Junta (responsável pelos atos de abertura, alteração e baixa de empresas) e o Sistema dos órgãos tributários e de licenciamento dos municípios (certidões e alvarás, emitidos pelas Secretarias de Finanças, de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária e Planejamento Urbano), o que irá acelerar o processo de abertura e baixa de empresas.

Caiapônia não contra com um posto de atendimento na cidade, mas os contadores recorrem à delegacia regional do CRCGO na cidade e ao delegado e contador, Teodomiro Pereira, para tirar dúvidas. “Buscamos dar entrada em processos na cidade de Jataí, que conta com os serviços do Vapt Vupt. A delegacia busca atender com toda atenção e ajuda os colegas contabilistas”, afirmou.

O delegado regional de Iporá, Deusmar Emidio, destacou a importância de haver um posto de atendimento do Vapt Vupt na cidade. “Apesar deste atendimento não se enquadrar em empresarial, a classe contábil pode contar com a presença de um analista da Juceg. Anteriormente, utilizávamos os serviços de um despachante para dar entrada nos processos em Goiânia, mas hoje temos este analista e nos beneficiamos muito, principalmente no que diz respeito a ganhar tempo e desburocratização”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Camila Pedroso