A Escrituração Contábil Fiscal foi o tema do curso ministrado no dia 15 de abril no Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO). O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, recebeu os dois palestrantes do dia, Rodrigo Romanato e Edilson Júnior. Cerca de 200 pessoas participaram do curso.

De acordo com o presidente Elione Cipriano, o número de participantes nos cursos realizados no CRC-GO tem sido otimista. Ele convidou a classe contábil a manter os cadastros atualizados para o recebimento das últimas informações das ações do Conselho. “Incentivamos os estudantes e profissionais a manterem atualizadas as suas informações junto ao CRC-GO. Essa é a garantia de que vocês receberão continuamente as ações mais recentes do Conselho. Estamos empenhados no desenvolvimento profissional para atualização da profissão, afinal, não tem outra maneira de valorizar a classe que não seja mediante os cursos e aperfeiçoamento profissional. No ano de 2014 tivemos 6.604 participantes em cursos e eventos. A meta para esse ano é termos 10 mil participantes. Vale ressaltar que essa meta não é só de quantidade, mas também de qualidade. Os cursos e palestras do CRC-GO têm sido a nossa marca. Nessa gestão nós temos nos empenhado para que possamos atingir uma meta, até então nunca construída, que é realizar um curso em cada uma das nossas 44 delegacias”, revela.

O palestrante Rodrigo Romanato apontou a importância da atualização em ECF para o contabilista. “A Escrituração Contábil Fiscal é uma obrigação acessória para entregar em setembro de 2015. Compõe o SPED e demanda informações relacionadas à contabilidade e a área fiscal da empresa. Devemos nos atentar à escrituração contábil que vai compor as informações. Com a extinção da Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), tivemos a ECF. As novidades são que as informações podem ser recuperadas na Escrituração Contábil”, explica o palestrante, que ainda alerta. “Por outro lado, precisamos dedicar uma atenção tanto a ECF quanto ao SPED. É um projeto um pouco trabalhoso, mas que a médio prazo poderemos olhar os seus benefícios, no aprimoramento do controle do contribuinte”, declara.

Para o palestrante Edilson Júnior, a palestra foi muito produtiva, devido à natureza do assunto e à sua relevância no meio contábil. “Usamos uma metodologia diferente, onde além de passar a teoria, também abordamos a prática para os participantes terem uma melhor compreensão. É importante ressaltar que todas as empresas que concentram carga tributária no lucro presumido estão sendo regulamentadas pela ECF, que é mais atual que a DIPJ. Já que o nível de informação é maior, pode ter certeza que a fiscalização também vai aumentar”, garante.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise