A classe contábil da cidade de Anápolis recebeu no dia 12 de junho o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) para o descerramento da placa da delegacia regional e a realização do curso sobre Escrituração Contábil Fiscal (ECF), com os palestrantes Rodrigo Romanato e Edilson Junior. Durante o curso, que contou com 120 participantes, estiveram presentes o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, o conselheiro do CRC-GO, Alessandro Polonial, o delegado do CRC-GO de Anápolis, Jony Vony Paulino, e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Anápolis, Carlos de Paula.

O descerramento da placa de identificação da delegacia regional do CRC-GO em Anápolis oficializa a ação do Conselho na cidade, como informa o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano. “Anápolis é uma cidade propulsora, com uma categoria contábil forte e numerosa. O descerramento da placa na delegacia comprova a valorização dos nossos colegas e chama atenção para que o profissional da contabilidade possa contar com o CRC-GO em todas as suas atividades”, declara.

De acordo com o conselheiro do CRC-GO, Alessandro Polonial, existe um diferencial com o descerramento da placa na delegacia. “As pessoas veem o valor na área contábil, ao ver que ali está uma delegacia que atua em prol do profissional da contabilidade, que reforça a ação de nossos colegas e orienta a categoria naquilo que for pertinente”, ressalta o conselheiro, que também aponta a importância da realização do curso para os profissionais. “O curso se fez muito necessário, tendo em vista que hoje o profissional precisa se atualizar e também se adaptar às novas normas, creio que os palestrantes atingiram esse objetivo”.

O delegado do CRC-GO em Anápolis, Jony Vony Paulino, destacou que a reivindicação de mais cursos em Anápolis foi atendida pelo presidente do CRC-GO. “Agradeço ao CRC-GO pelo papel desempenhado. Nós solicitamos cursos e estamos sendo agraciados. Também destaco o descerramento da placa da delegacia, que amplia mais o acesso à capital, em contato com o Conselho, tendo em vista que a cidade de Anápolis tem um grande porte de profissionais contábeis. Sendo assim, os colegas nos cobram muito e vemos que eles têm ficado satisfeitos com a ação”, enfatiza.

A Escrituração Contábil Fiscal é uma obrigação acessória que deve ser entregue até setembro de 2015. Compõe o SPED e demanda informações relacionadas à contabilidade e a área fiscal da empresa. Com a extinção da Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), obteve-se a ECF. As informações podem ser recuperadas na Escrituração Contábil.

De acordo com o palestrante Rodrigo Romanato, com o prazo findando, os profissionais têm buscado a educação continuada e cursos extras. “Todos os participantes estavam dispostos para o aprimoramento, houve a possibilidade de se fazer a revisão dos procedimentos internos e o controle tributário”, explica.

O palestrante Edilson Júnior alertou para a necessidade de avaliação antes do envio da ECF. “Todos estão muito empenhados em atender à nova observação, mas precisamos deixar claro que antes do envio da ECF, deve-se fazer uma avaliação do SPED Contábil, para que alguns erros não deixem de ser identificados”, orienta.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise