O Dia do Contador, 22 de setembro, foi comemorado por diversas instituições de ensino superior que oferecem o curso de Ciências Contábeis, tanto na capital quanto no interior. O CRCGO recebeu diversos convites para ministrar palestras aos acadêmicos e levar informações aos futuros profissionais sobre o mercado de trabalho, empreendedorismo, Exame de Suficiência, entre outros.

Mais de 200 alunos da FacUnicamps, além de professores e diretoria, participaram no dia 22 de setembro da palestra realizada no Conselho Regional de Contabilidade de Goiás. O evento, que comemorou o Dia do Contador, contou com a abertura da solenidade pelo vice-presidente Administrativo do CRCGO, Edson Bento, e a palestra ministrada pelo vice-presidente de Ética, Fiscalização e Disciplina, Wagner Felipe Filho.

Os participantes puderam aprender sobre o funcionamento do Sistema CFC/CRCs, além do trabalho desempenhado pelo CRCGO em prol da classe contábil. Edson Bento, que também é professor da referida Instituição de Ensino Superior, ressaltou que o Conselho está aberto para receber o profissional contábil. “O CRCGO é a casa do contador, onde o profissional pode ter a liberdade de levar as suas demandas, sugestões, além de aprender cada vez mais com palestras como a ministrada nesta noite”, declarou.

Wagner Felipe Filho, além de ter feito a exposição do trabalho do CRCGO e de todo o Sistema CFC, deu destaque para o crescimento de profissionais mulheres no meio contábil. “Hoje estou vendo uma realidade que por muito tempo não existia. As mulheres estão se tornando a maioria na profissão contábil, e isso é bom, pois elas são mais detalhistas, cuidadosas, e a contabilidade também precisa dessas qualidades”, completou Wagner, momento em que foi aplaudido pela maioria feminina no auditório.

Anápolis, Luziânia e Itaberaí também comemoram o Dia do Contador com palestras nas IES’s

Para uma turma de 120 alunos, o diretor executivo do CRCGO, Saulo Gonçalves, ministrou uma palestra no dia 22 de setembro, em comemoração ao Dia do Contador na Faculdade Fibra de Anápolis, com o seguinte tema: “Perspectiva da profissão contábil e o Exame de Suficiência”. A palestra contou com a participação de estudantes do curso de Ciências Contábeis e Administração.

Foram abordados aspectos relacionados à introdução da contabilidade, regulamentação contábil, ética profissional e prestação de serviços de qualidade, como informa Saulo Gonçalves. “Além dessas informações, apresentei aos alunos os três pilares do CRCGO, que é registrar, fiscalizar e promover a educação continuada, esta última um reflexo da palestra de hoje. É importante que o estudante de Ciências Contábeis invista no conhecimento”, declara Saulo, que ainda destacou aos participantes o Decreto Lei 9295/46, que regulamentou a profissão contábil e criou os Conselhos Regionais, o Código de Ética 803/96 e as prerrogativas contábeis baseadas na Resolução nº 560/83, demonstrando em quais áreas o profissional da contabilidade pode atuar.

Sobre o Exame de Suficiência, o diretor do CRCGO apontou o nível de critério exigido para aprovação no processo, além da obrigatoriedade de o profissional com registro ativo realizar o pagamento da anuidade junto ao Conselho.

Luziânia também recebeu no mesmo dia uma palestra sobre o Exame de Suficiência, Rumos e o Perfil do Profissional Contábil no dia do Contador, ocorrida no Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste (UNIDESC). A coordenadora da Comissão de Relações Públicas e Institucionais do CRCGO, Gislane Genuíno, ministrou a palestra para os alunos da organização. Gislane também compareceu no dia 23 de setembro em Itaberaí, cidade onde ministrou o tema A Importância do Contador para Tomada de Decisões nas Empresas, dessa vez aos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Aliança de Itaberaí (FAIT), durante a 1ª Semana do Contador na Instituição de Ensino.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise