O CRCGO realizou no dia 15 de outubro um evento especial para comemorar o Dia do Professor. Na tarde da quinta-feira reuniu profissionais da contabilidade em seu auditório para a realização de duas palestras. Uma delas, com o jornalista Alexandre Garcia, que na ocasião trouxe o tema Débitos de um País sem Créditos.

Alexandre iniciou sua apresentação dando destaque ao professor. “É a mais nobre das profissões. Ensina a todos, não há nenhuma formação que não tenha um professor atrás”, disse. Ele afirmou também que tinha duas coisas em comum com o público que o assistia: é técnico em contabilidade e professor. E foi aplaudido pelos profissionais presentes.

O jornalista falou ainda da importância de simplificar a linguagem, ganhar tempo, facilitar a comunicação. “Pai e mãe que fazem a educação. O professor faz ensino. O aluno tem que chegar educado na escola. E se não houver disciplina, não há educação”, ressaltou.

Sobre o tema, ele afirma que a confiança é crédito. “O País perdeu a confiança nele próprio. Mais ainda, mais exatamente, no governo. Todos os nossos males são decorrentes na falta de confiança no governo. No momento em que essa confiança for recuperada, se o governo fizer alguma coisa, que seja razoável, que seja digna de essa confiança voltar, ela vai voltar”, explanou.

No segundo momento a palavra ficou a cargo do contador e economista, ex-presidente do CRCGO, Liviel Floresta que abordou o assunto Legislação Societária x Tributária x Convergência e o papel do contador no planejamento tributário. Ele trouxe um breve histórico da legislação societária, tributária, principais textos legais vinculados a convergência das normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais (IFRS), carga tributária brasileira, principais aspectos relativos ao planejamento tributário das pessoas jurídicas e físicas, e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais no exercício da profissão.

Segundo Liviel, o planejamento tributário é definido como uma técnica gerencial que visa projetar as operações industriais, os negócios mercantis e as prestações de serviços, visando conhecer as obrigações e os encargos tributários inseridos em cada uma das respectivas alternativas legais pertinentes para, mediante meios e instrumentos legítimos, adotar aquela que possibilita a anulação, redução ou adiamento do ônus fiscal. “Também é definido como atividade empresarial que, desenvolvendo-se de forma estritamente preventiva, projeta os atos e fatos administrativos com o objetivo de informar quais os ônus tributários em cada uma das opções legais disponíveis”, explicou.

De acordo com ele, o planejamento tributário, tem ainda como finalidade evitar a incidência do tributo, reduzir seu montante ou retardar o seu pagamento. “Assim, evitar a incidência do tributo significa a adoção de procedimentos para não permitir a ocorrência do fato gerador; reduzir o montante do tributo consiste na redução da base de cálculo ou da alíquota do tributo; e retardar o pagamento é uma ação que se estende ao limite da não incidência de multas”, analisou.

Neste sentido, ele aponta que a grande maioria dos profissionais de contabilidade estão investindo pesado em recursos humanos e em tecnologia para se preparem para as mudanças vivenciadas no segmento.

Liviel também ressaltou que o contador é o profissional encarregado de trabalhar com a área financeira, econômica e patrimonial de pessoas jurídicas (empresas) ou físicas. “Faz parte das tarefas deste profissional estar totalmente atualizado quanto à legislação societária, tributária, novas normas brasileiras de contabilidade (IFRS), atento as possibilidades de planejamento tributário, datas e prazos vinculados aos tributos que a empresa deve pagar e interpretar, de forma correta, as informações coletadas de forma tempestiva para, desta forma, elas sejam úteis, e possam auxiliar os gestores dos negócios de seus clientes na tomada de decisão”, finalizou.

Ao final das duas apresentações, o público pode interagir com os palestrantes, apresentar suas opiniões e tirar suas dúvidas sobre os assuntos apresentados.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves