Estreitar laços com o Judiciário. Este foi um dos pontos mais comentados pelos peritos contadores durante a posse da nova diretoria da Associação dos Peritos Contadores do Estado de Goiás (Aspecon), realizada no dia 6 de fevereiro, na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO).

O evento contou com a presença do presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, o presidente da Aspecon, Julio César Carlos, o coordenador do Comitê de Estudos Relacionados à Perícia Contábil, Heli Aparecido Borges, o ex-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador aposentado Paulo Teles, além dos membros diretores da Aspecon.

O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, aponta para a boa representação que o Estado de Goiás tem com relação aos peritos contadores. “Hoje, com a posse da nova diretoria da Associação dos Peritos Contadores do Estado de Goiás, podemos reconhecer que a classe contábil goiana está muito bem representada pelos profissionais peritos contadores no Estado. A perícia contábil se faz estritamente necessária em processos tramitados no Judiciário, além de promover o desenvolvimento profissional para a classe contábil”, revela.

O ex-presidente do TJ Goiás, desembargador aposentado Paulo Teles,  destacou a importância que a contabilidade teve em sua carreira. “Hoje, mesmo tendo atuado na área jurídica, posso dizer que minha base e fundamentação se deu com a contabilidade, no início de minha carreira. Não conseguiria fazer o que fiz pelo Tribunal de Justiça se não tivesse sido antes um contabilista como vocês. Por isso, incentivo o Julio César a bater na porta do Judiciário, insistir na aproximação e estreitar laços com os juízes, pois terá todo o meu apoio”, declara.

Enxergando a posse como um novo desafio, o presidente da Aspecon, Julio César Carlos, afirmou que pretende insistir para que os juízes estreitem os laços, e tenham conhecimento sobre a existência da Aspecon. “Sempre é um novo desafio, uma nova trajetória, um novo trabalho com mais novos associados. O maior desafio nosso será estreitar os laços entre a Aspecon e o Judiciário, porque não é do conhecimento da grande maioria dos juízes da existência da Aspecon. Isso é para a gente levar o nosso trabalho, que é o nosso sonho. Nós vamos levar até eles o Manual de Perícias que vamos lançar, onde vão conter a legislação, os associados, seu breve currículo, e qual é a função de cada um, facilitando para o juiz na hora da nomeação, onde ele vai ter algo para observar. Quando normalmente não tem a quem nomear, eles mandam um ofício ao Conselho Regional de Contabilidade, mas nós sabemos que o CRC não pode indicar nenhum contador para fazer perícia, por ser um órgão de fiscalização. Como a Associação pode, então nós faremos esse papel”, explica.

O coordenador do Comitê de Perícia Contábil, Heli Aparecido Borges, destacou o desafio de levar maior valorização profissional ao perito contador. “O Comitê também é interessado em valorizar o trabalho dos profissionais peritos, e contribuir para que essa valorização se concretize. Com relação ao trabalho desenvolvido pelo perito, a assessoria que ele faz para os juízes, o Comitê e a Aspecon têm trabalhado para melhorar a condição dos profissionais, o ponto importante é que contribuímos para a Justiça, e para isso nós precisamos melhorar o nível dos profissionais, para que eles sejam vistos de forma diferente”, declara.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise