Aconteceu no dia 12 de julho a posse do novo profissional que vai ocupar a vaga do CRCGO de conselheiro do Conselho Administrativo Tributário da Secretaria da Fazenda de Goiás (CAT/Sefaz). A partir desta data, o professor e contador Valdir Mendonça passa a substituir o contador Alcedino Barbosa.

Na ocasião, o presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, acompanhado dos vice-presidentes Administrativo, Controle Interno e Desenvolvimento Profissional, Rangel Francisco, Djalma Arantes e Weberth Fernandes, além do conselheiro João Carlos Rafael, registraram presença no evento que marca as ações da contabilidade no CAT, por encerrar uma história das atividades de um conceituado profissional: Alcedino Barbosa, e dar início a um novo ciclo com Valdir Mendonça.

O presidente do CAT, José Arthur Mascarenhas, destacou a importância do profissional da contabilidade na contribuição para o aprimoramento da política tributária e seus instrumentos legais; no estudo, regulamentação, fiscalização e controle da aplicação da legislação tributária; na orientação dos contribuintes para a correta observância da legislação tributária; no planejamento fiscal; na arrecadação e fiscalização de tributos; e no contencioso administrativo tributário. “Destaco a necessidade do empenho de cada conselheiro do órgão julgador, da qualidade nos serviços prestados e da visão institucional da classe representada”, ressaltou.

Ao pedir a palavra, o conselheiro do CAT, Edson Abrão, relevou o papel do Conselho, de desafogar a justiça comum, não deixando que nem o contribuinte e nem o Estado sejam prejudicados. Ele mencionou ainda o trabalho realizado por Alcedino. “Foi um grande profissional, correto, ético, justo que desempenhou muito bem seu papel à frente da classe aqui representada”, ressaltou.

Sabemos do comprometimento que Alcedino teve ao desempenhar aqui seu trabalho. “Fazemos votos para que seu sucessor mantenha o mesmo empenho em prol da categoria, e em benefício da sociedade”, acrescentou Edson Bento.

Valdir declarou que seu objetivo no CAT é realizar um responsável trabalho em prol do contribuinte. “É muito importante a participação do CRCGO, dos profissionais de contabilidade em geral, porque tributo não se refere ao direito em si, também envolve auditoria, contabilidade, porque dela nasce toda a problemática do direito tributário”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves