Devido à proximidade do início do prazo para o envio da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRF), o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) já tem se mobilizado para levar a sociedade alternativas para promover a cultura, educação e direitos de todos. O presidente do CRCGO, Rangel Francisco Pinto, participou de uma reunião para tratar sobre a prática de doações para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Inhumas. Durante o encontro, ficou definido que o CRC Goiás, Ministério Público de Goiás (MPGO) e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Inhumas irão elaborar uma cartilha falando sobre a doação para o FIA e irão distribuir para toda a sociedade goiana.

Também foi abordado sobre o lançamento do programa “Doe que o leão paga a conta” para todo o Estado, que visa a doação do Imposto de Renda para o FIA e, consequentemente, irá auxiliar no financiamento de projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

O contribuinte que se interessar deve realizar a doação do Imposto de Renda Pessoa Física até 6% durante o ano ou 3% direto no envio da declaração. Já para pessoa jurídica, é permitido doar 1%, mas vale apenas para empresas optantes pelo lucro real. Vale ressaltar que o contribuinte não paga nada a mais, apenas ele destina o imposto para o Fundo da Infância e Adolescência e não para a Receita Federal. A doação vai direto para o município que distribui para o fundo escolhido pelo contribuinte.

Participaram da reunião a primeira-dama de Inhumas, Helena Bites de Carvalho Ferreira, o promotor de justiça da 1ª Promotoria de Justiça Comarca de Inhumas, Maurício Alexandre Gebrim, o presidente da Câmara de Vereadores de Inhumas, Bruno Braz, o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Inhumas, Hugo Leonardo Pessoni, vereadores do município, membros do MPGO e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, além de profissionais contábeis da cidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Camila Pedroso