Esclarecimento a respeito do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) foi o foco da entrevista que o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano da Silva, concedeu à Rádio Vinha FM, no dia 13 de abril. Entrevistado pelo jornalista e apresentador Altair Tavares, o presidente do CRC-GO também tirou as principais dúvidas quanto à antecipação do recebimento da restituição.

Elione informou que o contribuinte deve se atentar para o planejamento tributário na hora da declaração. “Nesse momento se discute muito o Imposto de Renda, mas a mensagem que eu deixo é para se organizarem durante o ano, porque deixar para última hora não é a melhor alternativa”, aconselha.

A Receita Federal espera receber mais de 37 milhões de declarações, e até agora, cerca de 9 milhões foram recebidas. O índice tem sido melhor que os anos anteriores.

O presidente do CRC-GO ainda alertou sobre os riscos de se misturar as economias da família com as da empresa em que o contribuinte é proprietário. “Existe um princípio contábil chamado de princípio da Entidade, onde a entidade, que é a pessoa jurídica, não se mistura com pessoa física. Infelizmente, o que a gente ainda vê é essa mistura do caixa da empresa com o caixa da família, e isso não pode se misturar”, declara.

Sobre a antecipação da restituição, Elione orienta para que o contribuinte primeiro avalie se a ação compensa. “Com relação a antecipação do Imposto de Renda, hoje está usual o banco fazer uma oferta para que se receba a restituição antes. Isso é um empréstimo como outro qualquer, mas claro que com algumas diferenças. O mais importante é haver um planejamento tributário com certa antecedência. Logo que abrir a possibilidade de envio da declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deve enviar o quanto antes, pois se mais cedo ele o fizer, mais próximo estará de receber a restituição”, ressalta. Porém, de acordo com ele, no contrato de antecipação, já tem uma data limite de vencimento desse empréstimo, que é o mês de dezembro. “Fizemos uma pesquisa e vimos que compensa em algumas situações. Mas é preciso analisar”, conclui.

Ouça a entrevista concedida à Vinha FM:

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise