O impacto dos impostos no caixa das pequenas, médias e grandes empresas e a nota fiscal goiana foram os principais assuntos discutidos no programa Momento Sindilojas, do dia 2 de maio, na Rádio 730. O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, foi um dos convidados e esclareceu ao apresentador e jornalista Marcelo Nogueira, os principais impactos da economia com a implantação do Simples Nacional, além de destacar a importância do planejamento tributário para o empresário.

O programa contou também com a participação do economista e professor, Marcos Teodoro, e da secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão. Na oportunidade, Elione destacou o descontentamento do segmento empresarial e classe contábil com a antecipação da data do dia 10 para o dia 5 do mês do repasse do ICMS. Ao vivo, a secretária ficou de analisar a situação e propôs a apuração do ICMS de abril/2015 ser com base em valor estimado no mês de março/2015.

Na segunda-feira, dia 4 de maio, a Sefaz publicou nota em seu site com a oficialização do acordo com o CRC-GO. De acordo com Elione, este procedimento visou facilitar o cálculo para pagamento no último dia 5 de maio (IN 1.216/2015, Sefaz-GO). “Em caso de débito, a diferença da apuração deve ser quitada no dia 10, sem juros e multas. Em caso de saldo positivo, o crédito poderá ser compensado no próximo mês”, assegura o presidente do CRC-GO.  A medida alcança setores do comércio, indústria, transporte, comunicação, prestação de serviço com fornecimento de mercadorias e substituição tributária.

Momento Sindilojas – Com o objetivo de discutir o comércio goiano de forma simples e descomplicada para o empresário lojista, o programa acontece todos os sábados, das 9h às 10h, na Rádio 730 AM, com uma programação repleta de informações, entrevistas, novidades do mundo dos negócios, empreendedorismo.

Ouça entrevista aqui.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves / Crédito foto: Denis Marlon/Sefaz