O apresentador da Vinha FM, Altair Tavares, fez uma entrevista no dia 15 de fevereiro com o contador Marciel Augusto Lima, que na ocasião esclareceu detalhes das mudanças para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2016. Segundo Marciel, uma das grandes novidades diz respeito aos profissionais liberais da área de saúde e também advogados. “Eles devem informar quem efetuou o pagamento dessa receita ao profissional liberal, por meio do CPF, se aquela despesa foi com o próprio pagador ou com o dependente, onde a Receita busca confrontar as informações de quem paga com o rendimento dos profissionais liberais. Isso é uma inovação”, avalia.

De acordo com o contador, essa ação vai facilitar a vida de muitos que deduziam a despesa de forma correta. “Se a informação estiver consistente, a Receita não precisa chamar esse contribuinte. Para o bom contribuinte é uma forma de ter a sua declaração liberada de maneira mais rápida”, declarou Marciel, que por outro lado afirmou que aos contribuintes que utilizam meios irregulares, percebe-se que o cerco fechou. “A Receita vem a cada dia tendo uma condição de monitorar os contribuintes, e uma das grandes coisas que vemos nesse sentido é a chegada da e-Financeira. A movimentação da pessoa física acima de R$ 2 mil vai ser informado em um arquivo digital para Receita Federal sobre aquela movimentação. Essas informações serão cruzadas com a declaração. É um nível de informação jamais visto anteriormente, com um processo muito intensivo. A e-Financeira vale tanto para pessoa física como para jurídica, esta última com movimentação acima de R$ 6 mil”, explicou.

Embora muitos têm comentado em quebra de sigilo bancário, Marciel Augusto relembra que antigamente existia a mesma monitoração por meio da DIMOF (Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira). “Desde dezembro de 2015 a DIMOF passou a ser uma informação digitalizada, através de um arquivo digital informado à Receita Federal. Se esse procedimento tivesse que ser questionado, deveria ter sido desde 2008, com a DIMOF”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise