Com o tema “Educação Fiscal: o que eu tenho a ver com isso?” a Escola do Legislativo abriu hoje (19/2) o cronograma de cursos deste ano oferecidos a servidores da Assembleia Legislativa. O programa contou com apresentação teatral e palestras do coordenador do Grupo de Educação Fiscal, José Humberto, da coordenadora pedagógica do grupo, Lucirene Ferreira e do auditor fiscal estadual, Orismar Parreira Costa.

Depois das boas-vindas do diretor da Escola do Legislativo, Carlos Henrique Santillo, os participantes prestigiaram a peça teatral “Tudo pode mudar” do grupo Sonhus Teatro Ritual, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). Com uma apresentação interativa com a plateia, o grupo buscou despertar a importância que cada atitude ou omissão tem na condição de vida de todos os brasileiros, nos problemas e nas soluções. “A sociedade somos nós” afirmaram os integrantes do Grupo.

A reflexão teve sequência no discurso do presidente da Comissão de Tributação e Finanças, Francisco Jr. “Não dá mais para acreditar que política é coisa de político. Em época de crise brasileira moral, ética, política e econômica a mudança passa pela conscientização de como é gasto o dinheiro público e por isso, iniciativas como essas têm o nosso apoio”, ressaltou o deputado.

Depois, foi a vez do coordenador do Grupo de Educação Fiscal, José Humberto apresentar o programa, seus objetivos e os envolvidos. “Educação Fiscal não é um programa só do poder público e sim de toda a sociedade”. Já o auditor fiscal Orismar Parreira falou sobre “Transparência e Ética na gestão pública”, com destaque para os Portais de Transparência como importantes ferramentas de controle dos gastos pela população. Num tom motivacional, tratou sobre valores e princípios éticos que devem nortear a atuação do servidor com foco no bom atendimento ao cidadão, que é o objetivo final da gestão pública.

No encerramento, com o tema “Educação Fiscal no contexto social”, a coordenadora pedagógica do Grupo, Lucirene Ferreira, destacou a mudança de comportamento até mesmo nas pequenas atitudes que desperdiçam recursos públicos e outras que comprometem a arrecadação. Também participaram o diretor geral da Assembleia, Fabiano Gomes Oliveira e o diretor financeiro, Santhiago Garcia de Araújo. À tarde, o seminário será realizado para outra turma, das 13h30 às 17h30.

Comunicação Setorial – Sefaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *