O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Marciel Augusto Lima, concedeu uma entrevista à TV Serra Dourada no dia 06 de abril, com esclarecimentos a respeito da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

O período de declaração do Imposto de Renda iniciou-se no último dia 2 de março e segue até o dia 30 de abril de 2015. A consequência de não enviar a declaração no prazo estabelecido pela Receita Federal será de uma penalidade mínima ao contribuinte na multa R$ 165,74. Existem outros critérios para calcular tal penalidade, que pode chegar a 20% em cima do imposto devido na declaração.

Outra novidade se dá pela publicação da Medida Provisória 670 no Diário Oficial da União no dia 11 de março, que reajusta a tabela do Imposto de Renda de forma escalonada. A MP 670 estabelecerá a correção escalonada na tabela: nas duas primeiras faixas salariais, com o imposto de renda sendo reajustado em 6,5%. Na terceira faixa, o reajuste será de 5,5%; na quarta faixa será reajustado em 5%; e na última faixa – que contempla os salários mais altos – será reajustado em 4,5%. Com o reajuste escalonado, fica isento do imposto quem ganha até R$ 1.903,98 — o equivalente a cerca de 11,49 milhões de brasileiros contribuintes. Até então, o valor do teto para a isenção era de R$ 1.787,77. A correção vale somente a partir de abril deste ano, ou seja, não terá efeito para as declarações a serem entregues até o próximo dia 30 de abril.

Assista aqui

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise