A Escrituração Contábil Digital – ECD foi criada para agilizar e simplificar a entrega de obrigações acessórias das empresas e garantir mais transparência desses dados. Ou seja, ela veio por meio da Instrução Normativa RFB nº 1.774, de 22 de dezembro de 2017, para substituir o uso de papéis nesse processo contábil e facilitar o trabalho dos profissionais da contabilidade.

Ela garante um controle maior dos dados e funciona como um instrumento de fiscalização da Receita Federal. Assim sendo, a prestação de contas da empresa é otimizada e feita de um jeito mais seguro. Com isso, o profissional contábil tem uma garantia maior da transparência das informações junto ao Fisco municipal, estadual e federal.

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Goiás (Scesgo), Everaldo Ribeiro da Cunha, em entrevista ao CRCGO, explicou a importância desse instrumento no dia a dia do profissional contábil e como ele funciona.

Confira a entrevista completa no link abaixo:
YouTube: Em entrevista ao CRCGO, presidente do Scesgo, fala sobre a importância do envio da ECD

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

WhatsApp Image 2022-08-16 at 12.39.06

Fonte: Comunicação CRCGO – Thaillyne Rodrigues, Jornalista.