O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano da Silva, concedeu entrevista ao vivo, no dia 16 de outubro, no estúdio da Rede Metrópole, para o apresentador do Jornal Metrópole, J. Sobrinho. Na ocasião, ele esclareceu o telespectador sobre as funções do Conselho mediante a sociedade, além de ter pontuado as atividades que têm sido realizadas para o desenvolvimento profissional do contabilista.

Questionado sobre o trabalho do CRC-GO, Elione apontou o tripé que o Conselho se sustenta. “Um é que para exercer a profissão de contador é necessário ter o registro profissional. Em segundo, o CRC-GO atua como fiscal, onde fiscaliza os profissionais da contabilidade, para inclusive ter a convicção que esses profissionais estão respeitando o Código de Ética, estão atualizados com a legislação, para que ele atue nesse mercado dentro desse regramento do sistema CFC/CRC’s. E o terceiro é que, depois da edição da Lei 12.249, todos os Conselhos de Contabilidade encamparam de vez no desenvolvimento profissional, que cuida da valorização do profissional mediante cursos e palestras, para sairmos de Goiânia, e irmos onde o contabilista está, para levarmos cursos e treinamentos necessários”.

Até o momento, foram mais de 50 cursos, com mais de 5 mil participantes. Os números demonstram o que o CRC-GO tem realizado para aprimorar a profissão.

“Esta semana, nós saímos de Goiânia e fomos até Mineiros, e estivemos na Faculdade de Mineiros (UNIFIMES), e conversamos com alguns alunos. A gente cuida desde o nascedouro dos cursos de bacharelado, vamos até essas faculdades, para levar as informações a esses futuros profissionais sobre o que é o Conselho, e também com cursos direcionados, como a contabilidade rural. Uma parceria entre o CRC-GO e o Senar, para que tanto os profissionais da contabilidade e quanto o produtor rural tenham acessos acesso a essas informações”, assegura.

Além do trabalho do CRC-GO para o desenvolvimento profissional, Elione destaca a importância da divulgação do projeto de Orçamento Familiar em Goiás. “Todo o sistema CFC/CRC’s tem trabalhado na questão do Orçamento Familiar. Justamente para que as famílias se estruturem melhor. Primeiro é necessário gastar aquilo que recebe. E o CRC-GO, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), irá trazer experiências exitosas do Rio de Janeiro para serem implantadas em Goiás. Estamos buscando com a OVG, um meio para que os bolsistas possam multiplicar nas escolas e comunidades informações e orientações a respeito do orçamento familiar. Este projeto está em fase de formatação, mas não temos dúvidas de que será um sucesso, uma vez que uma família bem estruturada consegue mais êxito”, declara.

Na área da tecnologia, o presidente do CRC-GO apontou que a classe contábil tem se atualizado com frequência para atuar no mercado de trabalho. “Os desafios são para que os contabilistas estejam a par destas ferramentas. Ele precisa ter conhecimento da área de Tecnologia da Informação (TI), ou então contratar algum especialista, uma vez que os SPED’s Fiscal e eSocial exigem constante atualização. As informações são rápidas”.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *