O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano da Silva, esteve presente no dia 24 de setembro em um encontro com os alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Fibra, em Anápolis, para dar uma palestra sobre as perspectivas da profissão contábil, os desafios impostos pelo mercado atual aos profissionais recém-formados, além da função do CRC-GO na defesa dos contabilistas no Estado.
Ele explicou que cumprir formalidades legais e apurar o recolhimento de tributos de empresas de todos os portes são apenas algumas das atribuições do profissional da área de contabilidade. “Com exigências rigorosas nas contratações e no cumprimento das jornadas de trabalho, além da crescente demanda por maior produtividade com menos recursos, a figura do contador é essencial para cuidar da gestão dos custos e da rentabilidade do negócio”, revela. O presidente também apresentou que existem organizações contábeis com o foco voltado para a gestão, e não somente execução da contabilidade para cumprir formalidades legais e apurar o recolhimento de tributos. “O contador deve ser visto como um assessor do sucesso da empresa, pois é através desse profissional que todas as informações do negócio passam, para então serem processadas”, enfatizou, ressaltando que auxiliar nos controles internos, validação de informações, conscientização da importância da qualidade das informações referente às obrigações acessórias, auditoria preventiva e seguros preventivos também estão entre os tipos de serviços e ações que podem ser realizadas por um contador.
A professora do curso de ciências contábeis na Faculdade Fibra, Maria Regina de Bessa, considerou como positiva a presença do CRC-GO no local. “Foi uma palestra esclarecedora, onde o presidente Elione apresentou aos alunos estrutura do CRC-GO e as profissões ligadas à contabilidade”, relata.
De acordo com ela, a contabilidade é uma profissão em que há necessidade de se aliar teoria à prática. “Os alunos do 6º período do curso já começam a praticar a profissão por meio do estágio supervisionado. Dou aula desde 2005 e a maior preocupação dos alunos sempre foi em torno de ir logo para a prática, mas eu explicava da importância da base teórica na faculdade para se aliar à prática contábil. Esperamos ter um novo encontro, pois foi um bom momento em que os alunos precisavam de esclarecimentos acerca do Exame de Suficiência e os desafios do mercado atual”, pontua.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO