O conselheiro do CRCGO, Fabiano Mendes, ministrou uma palestra na Faculdade de Jussara na noite do dia 25 de outubro, dentro da programação da XXI Semana Acadêmica da Faculdade de Jussara – FAJ. Na ocasião, o representante do Conselho abordou o tema “eSocial – Adaptação contábil frente a evolução social”.

Há alguns dias ocorreram algumas alterações no eSocial devido à criação do terceiro grupo de empresas no cronograma, que compreende empresas optantes pelo Simples Nacional e as entidades sem fins lucrativos. Com isso, a obrigatoriedade do envio dos eventos de tabelas foi definida para 10 de janeiro de 2019, que anteriormente estava previsto para o dia 10 de outubro de 2018.

Nos detalhes do cronograma, estão definidos como Grupo 1: Entidades empresariais com faturamento no ano de 2016 acima de R$ 78 milhões; Grupo 2: Entidades empresariais com faturamento no ano de 2016 de até R$ 78 milhões; Grupo 3: empregadores optantes pelo Simples Nacional, empregadores pessoa física (exceto doméstico), produtor rural PF e entidades sem fins lucrativos; Grupo 4: entes públicos e organizações internacionais.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise