Seguindo o mesmo ritmo de palestras realizadas em 2014, neste ano o Seminário de Contabilidade Rural marcou presença no dia 06 de maio na cidade de Cristalina, com a presença do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), e do Sindicato Rural de Cristalina. Na ocasião, o CRC-GO fez o descerramento da placa da delegacia regional em Cristalina, com a presença do presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-GO, Marciel Augusto Lima, e do delegado do CRC-GO em Cristalina, Hélio Carlos de Rezende. A iniciativa, que busca levar mais conhecimento aos contadores que trabalham com produtores rurais, é resultado de uma parceria entre o Senar Goiás e o CRC-GO.

Com um público em média de 70 participantes, o palestrante do Seminário de Contabilidade Rural, Marciel Augusto, destacou o potencial de Cristalina para a agricultura, e explicou a importância da atualização na área tributária pelo profissional da contabilidade. “Demonstramos às cidades que têm um perfil agrícola muito forte, como Cristalina, que é uma grande produtora de grãos, sobre a importância da tributação da pessoa física na atividade rural, e também a tributação da atividade rural da pessoa jurídica, levando aos contadores que atuam na região a necessidade de atualização, as citações da Legislação do Imposto de Renda, seja para o contador que atua na atividade rural na pessoa física, seja aquele que trabalha na agropecuária constituída como pessoa jurídica. ”, explica.

O evento reuniu contadores, representantes de escritórios de contabilidade, profissionais de recursos humanos, acadêmicos de Ciências Contábeis e empresas de agronegócios para aperfeiçoarem conhecimento acerca da Atividade Rural – Pessoa Física e Pessoa Jurídica. O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, destacou que a realização de eventos como o de Cristalina é fundamental para que a entidade coloque em prática um dos seus maiores objetivos. “A educação continuada é um dos pilares do CRC-GO – acompanhada pelo registro e pela fiscalização dos profissionais. Em 2014 foram mais de 6 mil pessoas capacitadas. Nesses primeiros meses de 2015 já qualificamos 3 mil. Ainda temos um percentual grande de produtores sem um profissional para fazer seu assessoramento jurídico e precisamos mudar esse cenário. Precisamos alertar quem planta e cria para o fato de que a contabilidade ajuda a identificar custos e resultados, tornando possível a aposta em melhorias da maneira certa”, informou.

Para a contabilista Vickanne Fernades, a iniciativa do Senar Goiás é louvável, já que o profissional se atualiza, conhece novidades e acaba enxergando outros caminhos a seguir. “Aqui em Cristalina temos muitas propriedades rurais e muitas vezes o contador não pensa em se especializar na área. Além disso, é bom participar de cursos de qualificação, independente da área”.

Ao mesmo tempo, a inauguração da nova sede da Delegacia Regional do CRC-GO em Cristalina também foi motivo de comemoração entre os profissionais de contabilidade no município. O espaço deve estreitar a ligação entre os contabilistas e o CRC-GO. Hélio Carlos explicou que a tendência atual é de acontecer novos aperfeiçoamentos, com vistas a uma melhor prestação de serviços. “Eu acredito que atualmente no Estado a classe tem se mobilizado para se capacitar mais, o que eleva significativamente a qualidade do serviço oferecido”, conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise, com informações da Gerência de Comunicação Senar