O presidente do CRCGO, Rangel Francisco Pinto, se reuniu na tarde do dia 17 de abril com o delegado da Receita Federal em Goiânia, José Aureliano de Matos. No encontro, foi esclarecido que não haverá extinção de postos de atendimento da Receita Federal no Estado. O delegado José Aureliano reforçou que devido a alguns ajustes orçamentários, será necessário que algumas agências distribuídas por Goiás sejam transformadas em postos de atendimento, no entanto, o representante da RFB frisou que, apesar da mudança, o atendimento a contadores e demais contribuintes não será alterado.

Essa medida também acontecerá em todas as regiões do Brasil. Atualmente, segundo informações da Receita Federal, existem 130 unidades administrativas em todo País. A ideia é reduzir para 30 unidades, praticamente uma em cada Estado. A diminuição no número de unidades acompanha o aumento de atendimentos virtuais. O delegado José Aureliano informou que em 2018, foram feitos cerca de 5 milhões de atendimentos em todo território brasileiro, sendo que pouco mais de 90% ocorreu por meio virtual. Em Goiânia, segundo informações, foram atendidas 345 mil pessoas em 2018, sendo que 21% desse total foi direcionado para o autoatendimento orientado, tornando as ações mais práticas. Somente a Receita Federal de Goiânia atende cerca de 500 pessoas por dia, presencialmente.

Agências que possuem pouco atendimento, com número reduzido de servidores, ou que estão muito próximas de outra Agência (em um raio 100 km), poderão ser transformadas em Postos de Atendimento. A Receita Federal pretende ainda dialogar com as prefeituras no sentido de estas acompanharem tais alterações e se conscientizarem sobre a necessidade. Uruaçu será um exemplo de cidade que poderá ter uma transformação em Posto, sem alterar o atendimento aos interessados. Já sobre a delegacia de Anápolis, o delegado da RFB afirmou que vai haver uma reestruturação interna, mantendo o status de delegacia e a estrutura de atendimento, mudando apenas os procedimentos internos. Há de se esclarecer que o delegado da Receita Federal em Anápolis, Hiroshimi Nakao, está de licença médica, e o delegado adjunto, Sérgio Ferreira, está responsável pela delegacia temporariamente.

Por se tratar de uma cidade de grande porte, o delegado José Aureliano afirmou que não é interesse da Receita Federal extinguir o atendimento em Anápolis, mantendo a sua estrutura em pleno funcionamento, porém não haverá administração de agências, permanecendo o status de delegacia. Por fim, durante o encontro, a Receita Federal solicitou o apoio do Conselho de Contabilidade na possibilidade de transformação de algumas agências em postos, dando a garantia de que nada vai mudar para o contador nem para o contribuinte.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise