Benefício, que contribui com a desoneração de empresas devido o extenso número de taxas pagas no Brasil, foi resguardo por iniciativa jurídica da Acieg em 2001

Desde 2001, os associados da Acieg que estão adimplentes com as mensalidades são isentos da taxa de funcionamento da Prefeitura de Goiânia – benefício resguardado pela iniciativa jurídica da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg). Os demais empresários filiados devem quitar os débitos. Há opção ainda de filiação, para aqueles que ainda não são associados à entidade. A taxa garante que as empresas continuem abertas e funcionando normalmente.  O cálculo do tributo é feito pelo número de empregados de cada empreendimento e varia de R$ 24 a R$ 30 por funcionário.

No Brasil, há inúmeras taxas cobradas anualmente às empresas, entre elas estão a Taxa de Funcionamento Contribuição Sindical Patronal, Taxas de Licenças e Alvarás, Taxa de Expediente e Serviços Diversos (cobrada quando o munícipe deseja obter documentação ou serviços realizados pela Prefeitura), Taxa de Prevenção de Incêndio, bem como seu cálculo; além do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), e os impostos Territorial Urbano (ITU) e Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), no caso da empresa possuir propriedade urbana ou veículo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Acieg