Começou na noite da última quarta-feira, 27, o VIII Encontro dos Acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis (Enacon) da PUC Goiás, que destacou as tendências de pesquisa na área de Contabilidade. A abertura ocorreu no Auditório da Área 1, com bate-papo com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Edson Bento, e apresentação de banners com as pesquisas realizadas pelos formandos deste semestre.

Até a sexta-feira, 29, foram promovidas palestras, exposições de banners e oficinas com egressos, que apresentaram suas pesquisas de conclusão de curso. “Nosso foco é, a cada ano, apresentar ao aluno áreas específicas da contabilidade. Neste ano, estamos dando ênfase à pesquisa”, destacou o coordenador do curso, Alexandre de Carvalho Paranaíba. Ele também ressaltou a importância da aproximação entre o CRCGO e a universidade, tendo em vista a continuidade do trabalho que é feito com o futuro profissional. “Essa proximidade nos permite perceber o quanto o Conselho demonstra o valor e sua preocupação com os futuros contadores”, acrescentou.

O presidente do CRC-GO, Edson Bento, frisou as mudanças que aconteceram na profissão nos últimos anos, ressaltando o papel da pesquisa e da educação continuada. “Hoje, o contador já não tem necessariamente que estar dentro de um escritório, com seu computador consegue trabalhar de onde estiver”, comparou. “A ampla legislação em diversos segmentos tem levado o profissional a uma outra tendência, a da especialização, que deve permanecer nos próximos anos. Por isso friso que não podemos parar. O diferencial de cada profissional está no seu conhecimento, na sua capacidade em lidar com as informações e com sabedoria, ética e responsabilidade, orientar o empresário o melhor caminho a seguir”, destacou.

Acadêmico do 8º período, Lucas Rodrigues Lima, 28 anos, expôs trabalho sobre contabilidade gerencial, que está em desenvolvimento e deve ser finalizado neste semestre. Voltado para médias e pequenas empresas, ele diz acreditar que o estudo pode ajudar esses empreendedores. “Os métodos da contabilidade gerencial ajudam no controle e na análise de dados, possibilitando a tomada de decisão para novos projetos”, exemplifica ele, que teve sua primeira experiência apresentando trabalho científico durante o Enacon.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves, com informações da PUC Notícias

Fotos: Ana Paula Abrão