O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realizou nesta sexta-feira, 26, o 3º Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis e o 11º Encontro de Estudantes de Ciências Contábeis de Goiás no auditório da entidade. O evento foi ministrado por palestrantes renomados e contribuiu para estreitar os laços entre o CRCGO, discentes e docentes, além de compartilhar conhecimento. O presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos fez a abertura do evento que contou com a participação ainda dos vice-presidentes Rangel Francisco, Administrativo, Weberth Fernandes, Desenvolvimento Profissional, e Djalma Silva, Controle Interno.

Edson Bento destacou que objetivo do Encontro é trazer a participação das universidades, professores, coordenadores e alunos junto ao CRCGO. “Haja vista que nós somos o órgão que estará regulando, fiscalizando e estimulando a educação continuada junto aos profissionais”, explica.

O professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e consultor do Ministério da Educação, Antônio Evaldo Oliveira, ministrou a palestra que abriu o evento Enade: Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, e apresentou aos participantes a importância de passar por essa avaliação – no caso dos acadêmicos – e como é realizado o Exame. O Enade é obrigatório e avalia o resultado dos concluintes dos cursos de graduação, com relação ao conhecimento e as habilidades adquiridas durante a formação. A avaliação para cada área do conhecimento tem uma periodicidade máxima trienal e a aplicação do exame ocorreu em 2004 pela primeira vez. “É um prazer falar sobre o Enade e a necessidade dele. O resultado deste Encontro é que há uma preocupação muito grande do Conselho em capacitar os professores e alunos com relação a este modelo de avaliação”, afirma.

Estar atento quanto ao Exame de Suficiência é outro ponto fundamental para os estudantes. O doutor em Controladoria e Contabilidade, Benjamim Cristobal Mardine Acuña, ministrou a palestra O Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Ele apresentou o histórico nacional e estadual dos últimos cinco anos do desempenho de quem prestou o exame. “É fundamental para nós que estamos vinculados ao exercício da formação contábil cuidarmos da nossa base que é formada por nossos professores e coordenadores. Eles são nossa cabeça pensante, nossa massa crítica e preparam os estudantes para o mercado de trabalho. Então, o CRCGO tem desenvolvido esforços constantes para a educação continuada aos profissionais e acadêmicos de Ciências Contábeis”, destacou Benjamim. O Exame de Suficiência é um dos requisitos para obtenção do registro profissional pelos bacharéis em Ciências Contábeis que precisam mostrar que possuem conhecimentos, capacitação e práticas necessárias ao exercício da contabilidade.

Com o objetivo de mostrar rumos da profissão e como está o mercado de trabalho aos participantes, o Encontro trouxe a palestra Empregabilidade: desafios e oportunidades para o sucesso, ministrada pelo administrador Alexandre Guimarães Neves. “O Encontro teve uma série de informações sensacionais aos participantes. Não importa se você vai trabalhar abrindo o seu próprio escritório ou para outra empresa. Existe uma série de ingredientes fundamentais para que você possa se desenvolver profissionalmente”, ressalta Alexandre. “É preciso saber o que quer, priorizar o que precisa ser feito, saber se arriscar, valorizar o seu tempo e reduzir despesas desnecessárias”, completa.

Após o cofee break, às 16h30 um debate sobre as instituições de ensino foi realizado entre os coordenadores de cursos e o presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, juntamente com o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Weberth Fernandes.

“Foi muito importante participar deste evento porque adquiri mais conteúdo e conheci mais o CRCGO”, afirmou o estudante Célio Henrique. “É a primeira vez que eu participo e foi muito legal ter esse contato com os palestrantes e o Conselho”, completou a estudante Carla Caroline.

“A contabilidade vem ganhando mais espaço e novos adeptos. O encontro foi para trocar conhecimento e ouvir quais são os anseios dos alunos que em breve serão os contadores do futuro”, comentou Valdir Mendonça, pró-reitor da Uni-Anhanguera.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (Iles/Ulbra), Rafael Miranda, ressaltou que tem muito professor que desrespeita a docência. “Vários docentes tratam a profissão como se fosse um ‘bico’. E não pode ser assim. É preciso mais amor pela profissão. Por isso é necessário evento como este, porque além de incrementarmos conhecimento, abrimos nossa mente para outros assuntos”, finalizou.

Weberth Fernandes reiterou que o Encontro foi muito produtivo. “Os temas das palestras estão presentes na vida dos estudantes que participaram de forma maciça assim como as instituições de ensino”, explica.

O evento foi destinado a coordenadores e estudantes de Ciências Contábeis, demais profissionais da contabilidade e vale 20 horas de atividades complementares, reuniu 348 participantes e arrecadou 596,5 quilos de alimentos não perecíveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro