O CRCGO reuniu no último dia 28 de agosto coordenadores, professores e estudantes para debaterem os rumos do ensino superior em Ciências Contábeis. O II Encontro Estadual de Coordenadores e Professores e X Encontro de Estudantes de Ciências Contábeis de Goiás aconteceu no auditório do CRCGO e reuniu mais de 200 participantes.

Profissionais de alto gabarito de todo País ministraram palestras durante o dia. O professor carioca Sérgio Vidal, coordenador do curso de Ciências Contábeis e do MBA em Controladoria e Tributos e MBA em Finanças do Centro Universitário UniCarioca, foi um deles. Ele abriu o evento com a palestra Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que trouxe informações sobre como as matrizes curriculares devem abordar e abranger os temas requeridos e como a IES deve preparar seus alunos para o mercado, Exame de Suficiência e Conceito Preliminar de Curso (CPC). “De um modo geral, acredito que as IES têm que se preparar para proporcionar ao aluno um aprendizado condizente com as exigências do Conselho Federal de Contabilidade. Estas exigências são condições básicas para que o acadêmico possa estabelecer uma boa profissão quando estiver no mercado. Então uma das coisas principais que as IES devem fazer é verificar nas suas diretrizes curriculares, nas suas ementas, todos os pontos previstos na prova do CFC, se estão sendo preparados de acordo”, assegura.

O professor mineiro Oscar Lopes, ministrou a palestra Habilidades Conceituais, Procedimentais e Atitudinais e o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade trabalho premiado como “Melhor Trabalho da Área de Ensino e Pesquisa em Contabilidade” do VIII Congresso AnpCONT 2014. Segundo ele, as habilidades conceituais são primordiais para o contador. “A primeira coisa que o profissional tem que ter em mente é que sem o conceito ele não faz nada, não existe mais o ‘jeitinho’. Em seguida, tem a maneira de como fazer, o procedimento, porém calcado no conceito. E a última habilidade atitudinal é qual a melhor forma de se fazer com o zelo e a ética adequada”, explica.

As Normas Internacionais de Contabilidade também estiveram entre os assuntos em debate. O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade Atuária, da Universidade de São Paulo, Bruno Meirelles Salotti, afirma que esse é um tema particularmente importante. “Tem se falado muito nisso aqui no Brasil por conta da adoção dessas normas que ocorreu entre 2008 e 2010. De lá para cá as empresas passaram a ter que se adaptar para colocar suas informações contábeis nesse padrão internacional, e isso foi um grande desafio e ainda tem sido”, relata. Porque é uma mudança grande e tem uma série de desafios que a gente tem que superar. No que se refere às IES, segundo ele, tem aquele tipo de instituição mais preocupada e mais tempestiva, portanto já fez a adaptação e está com seu conteúdo atualizado. “No entanto, existem algumas que estão em processo de atualização, e outras que eventualmente não fizeram grandes alterações, mas isso depende muito do DNA da IES”, revela. “Mas que fique claro que a IES não muda mudando apenas os conteúdos, a mudança é estrutural, por isso não é rápida e nem simples de ser feita, envolve atualização, compromisso do corpo docente, da própria instituição, é um processo complexo”, analisa.

Ser formador de opinião e causador de ações que levem as pessoas a potencialização de suas habilidades. Essa foi uma das missões do palestrante Janderson Santos, que apresentou a palestra Sou Dono do Futuro, que encorajou os participantes a construir o futuro que gostariam de ter. “É possível escrever a própria história e reassumir a capacidade de realização, se comprometer com os resultados pessoais e profissionais, se preparar para fazer sempre o melhor”, explana Janderson, que também trouxe pontos como comprometimento, motivação para agir, fazer o possível não é o suficiente, como se preparar para fazer o melhor, ritmo de vida, o poder da cooperação, atitude de campeão, cansaço x stress, superação, resultados e felicidade.

Para o presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, o evento mais uma vez atingiu as expectativas. “Tenho convicção que este evento, que foi um sucesso absoluto em 2014, foi mais proveitoso ainda em este ano. Tenho muita alegria de receber aqui toda a classe acadêmica, dentre mestres e futuros profissionais contábeis, que desejam enriquecer sua capacidade intelectual por meio das brilhantes palestras”, destaca, completando: Posso declarar que estou muito satisfeito em ver as Instituições de Ensino Superior cada vez mais participativas. O CRCGO viu essa necessidade de se aproximar dos professores e estudantes, por isso estende a mão e se coloca à inteira disposição para qualquer demanda. Prova disso é que temos tido contato salutar com as mais de 50 Instituições de Ensino Superior no Estado”.

Veja galeria de fotos aqui.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves