A cidade de Goiatuba sediou pela primeira vez, no dia 5 de setembro, o 9º Encontro de Contabilidade do Sul Goiano. O evento, que acontece a cada dois anos, reuniu cerca de 80 participantes, é uma realização do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) e visa aproximar os profissionais da região, além de discutir temas relevantes contábeis, as tendências da profissão e os principais desafios atuais da contabilidade.

Foram debatidos temas como os procedimentos do eSocial (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), os impactos da Lei 12.973/2014 na apuração do IRPJ, CSLL, PIS E COFINS, a contabilidade e tomada de decisão, e como transmitir o DNA de Excelência para os Colaboradores.

O palestrante Antônio de Loureiro Gil, de São Paulo, ministrou o tema “A Contabilidade e a Tomada de Decisão”. Ele revela que um aspecto fundamental em qualquer negócio é a ideia do risco. “Os contadores precisam entender mais os reflexos contábeis na tomada de decisão, na continuidade das organizações. A minha palestra tem por objetivo convencer os colegas contadores a entender mais dos negócios para poder apoiar a tomada de decisão. A profissão contábil continua com a importância de sempre, mas necessita estar mais voltada para as empresas privadas, e necessita evoluir em sintonia com as demais áreas do conhecimento, área do direito, engenharia, administração”, explica.

O palestrante José Rafael de Medeiros Filho pontuou as principais virtudes de um líder perante os seus funcionários. “Um líder pode ensinar seus funcionários a darem importância naquilo que é importante para a empresa, deve delegar ao invés de ‘delargar’. Seu papel é criar excelência na equipe, ter atenção naquilo que é fator de sucesso para a organização, e gerar pequenas melhorias constantes que não se perdem com o tempo, além de manter a motivação da equipe mesmo diante de uma rotina”, destaca. De acordo com ele, o CRC-GO está de parabéns ao incentivar o desenvolvimento profissional do contabilista. “Parabenizo o CRC-GO, porque este tipo de evento fomenta a capacitação dos contadores. Como o mundo está cada vez mais competitivo, é importante que cada profissão crie possibilidade para seus representantes se diferenciarem em relação ao mercado, fazendo com que cada profissional saia da multidão. O que o CRC-GO está fazendo é capacitando cada profissional a sair da multidão, a fazer um trabalho diferente e a entregar um serviço melhor. Quero parabenizar porque são poucas instituições que se preocupam verdadeiramente com o crescimento do seu público”, ressalta.

Outra importante palestra preferida foi sobre “Os impactos da Lei 12.973/2014 na apuração do IRPJ, CSLL, PIS E COFINS”, ministrada pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-GO, Marciel Augusto Lima. A Medida Provisória (MP) 627/2013, convertida na Lei 12.973/2014, teve a finalidade de adequar a legislação tributária com a societária, e dispôs sobre as novas regras de apuração dos tributos (PIS, COFINS, IRPJ e CSLL). Com as alterações trazidas, não se fala mais em Lucro Real, mas, sim, em dois lucros societários: o apurado pelas regras da lei 11.638/07 e o apurado pelas regras da Lei 11.941/08 RTT. Ele também apontou que a Lei 12.973 também apresenta impacto na nova regra de tributação dos lucros no exterior para pessoa física controladora ou equiparada a controladora de sociedades domiciliadas fora do Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO