A cidade de Pires do Rio foi a segunda a sediar os Encontros Regionais de Contabilidade de Goiás, evento que acontece a cada dois anos, promovido pelo CRC-GO. Na oportunidade, realizou no dia 12 de setembro o 8º Encontro de Contabilidade do Sudeste Goiano, que reuniu mais de 60 contabilistas. Com o objetivo de aproximar os profissionais da região, o encontro trouxe à tona temas relevantes para a sociedade, como os procedimentos do eSocial, os impactos da Lei 12.973/2014 na apuração de tributos, a contabilidade e a tomada de decisão, e o empreendedorismo.

O evento já ocorreu no município de Goiatuba e segue para Ceres (19/09), Jataí (03/10) e Trindade (10/10). Em mais uma edição, o palestrante Antônio de Loureiro Gil ministrou o tema “A Contabilidade e a Tomada de Decisão”. “Os contadores precisam entender mais os reflexos contábeis na tomada de decisão, na continuidade das organizações. A profissão contábil continua com a importância de sempre, mas necessita estar mais voltada para as empresas privadas, e necessita evoluir em sintonia com as demais áreas do conhecimento, área do direito, engenharia, administração”, explica.

“Os impactos da Lei 12.973/2014 na apuração dos tributos e contribuições federais da empresa”, foi assunto abordado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-GO, Marciel Augusto Lima. Segundo ele, a Medida Provisória (MP) 627/2013, convertida na Lei 12.973/2014, teve a finalidade de adequar a legislação tributária com a societária e dispôs sobre as novas regras de apuração dos tributos (PIS, COFINS, IRPJ e CSLL). “Com as alterações trazidas, não se fala mais em Lucro Real, mas, sim, em dois lucros societários: o apurado pelas regras da lei 11.638/07 e o apurado pelas regras da Lei 11.941/08 RTT”, esclarece.

De acordo com Marciel, a Lei 12.973 também apresenta impacto na nova regra de tributação dos lucros no exterior para pessoa física controladora ou equiparada a controladora de sociedades domiciliadas fora do Brasil.

Um relevante tema abordado em especial nesta edição foi “A Contabilidade sob uma Visão Empreendedora”, ministrado pelo conselheiro do CRC-GO, Mário Wilson Oliveira de Aguiar. Ele apresentou que o empreendedorismo gera riquezas e promove o desenvolvimento econômico. “O desenvolvimento de uma cultura/visão empreendedora é relacionado a mudança de comportamentos e atitudes, é algo que deve ocorrer de dentro para fora. Esta nova realidade reflete-se de forma ainda mais evidente no relacionamento com o mercado (clientes). A conduta do profissional é pautada na preocupação de agregar valor aos serviços que presta, de forma que estes serviços gerem efetivos resultados aos negócios de seus clientes”, afirma.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO