Portugueses e brasileiros trocaram conhecimentos e experiências durante o 5º Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, que aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro, em Campina Grande na Paraíba. O evento, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em parceria com a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (Otoc), e apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), contou com mais de 800 participantes, entre eles o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano, os vice-presidentes Wagner Felipe Filho e Rangel Francisco, e os conselheiros Júlio César Carlos, Josenilda Ribeiro, Adilso Oliveira, Mário Wilson Oliveira de Aguiar, Analberga Morais e Djalma Arantes.

Durante o encontro foram discutidos temas de grande relevância não só para a profissão contábil, mas para a sociedade em si. Entre os assuntos da pauta, estiveram o papel da contabilidade no combate à corrupção, a evolução do campo profissional tanto no Brasil, como em Portugal, e a responsabilidade dos auditores independentes.

Para Elione Cipriano, foi uma oportunidade ímpar de estreitar a parceria entre representações de todos os estados e países de língua portuguesa. “Momentos como estes promovem também a valorização da profissão, uma vez que traz temário rico, que aborda problemas, tendências e desafios relacionados à Contabilidade”, afirma.

O presidente do CRC-PB, Glaydson Trajano, agradeceu a oportunidade de receber o evento. “O Luso-Brasileiro pretende quebrar as barreiras dos países que falam a língua portuguesa. Da mesma forma, nosso trabalho tem de se quebrar as nossas próprias fronteiras, levando a educação continuada a todos os profissionais do estado, principalmente aqueles do interior”, afirma.

Ao encerrar o evento, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, fez um apelo aos estudantes. “Nunca desistam de aprender a aprender. Um profissional vale pelo o quanto sabe e pela rede de relacionamento que cria em sua trajetória”, disse, acrescentando que vai levar à pauta do Ministério da Educação a possibilidade de inserir o curso de Ciências Contábeis no Programa Ciências Sem Fronteiras, do Governo Federal, que envia estudantes para o exterior.

Em 2015, o Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade volta a ser realizado em Portugal.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO, com informações da Comunicação do CFC