O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) e Sindicato dos Contabilistas de Goiânia e Região Metropolitana (Sindicontábil) buscaram atualizações sobre o Uso do Solo na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh). A boa notícia é que o sistema contratado para a emissão do Uso do Solo está em fase final de inclusão da nova legislação no sistema da Prefeitura de Goiânia.

O funcionalismo do sistema da Prefeitura de Goiânia consistirá em uma atualização onde a emissão do Uso do Solo será basicamente de forma automática. Desse modo, mediante pagamento da taxa gerada pela plataforma, será emitido a liberação do documento para uso do solo.

A Presidente do CRCGO, Sucena Hummel, vice-Presidente de Controle Interno, Ranniel Martins, o subcoordenador da Comissão de Valorização do Profissional da Contabilidade, Rogger Said e representantes do Sindicontábil, Dinomar Oliveria e Mateus Silva Jacinto dialogaram com o secretário da pasta, Valfran Ribeiro, acompanhado da chefe de gabinete, Verônica Mansur.

Conforme explicou o secretário, “O uso do solo já está em fase final de implantação, faltam alguns detalhes que devem ser feitos junto à equipe de Fortaleza e técnicos da Seplanh. Os testes do novo sistema já será realizado nos processos que já estão abertos, vamos inserir as informações e verificar se será válido para que haja mais agilidade e menos burocracia”, disse.

Para prosseguir com a abertura de empresa em Goiânia, é preciso solicitar informação de Uso do Solo para Atividades Econômicas, informando o código do Cadastro Nacional De Atividade Econômica (Cnae) das atividades a serem desempenhadas pela empresa. Esse documento é necessário para a emissão do Alvará de Localização e Funcionamento.

A Presidente do regional reiterou sobre o fluxo de pedido de abertura de empresas. “No CRCGO tivemos um aumento significativo para pedidos do Uso do Solo, são em média, cinquenta por dia. Então, nós viemos nos atualizar para levar informações concretas ao profissional da contabilidade em Goiás”, reforçou Sucena.

Já o subcoordenador da Comissão de Valorização do Profissional da Contabilidade, Rogger Said, reforçou a necessidade da demanda ser prioridade na Secretaria de Planejamento Urbano. “A classe contábil aguarda a liberação do sistema, para voltar que os contadores voltem a trabalhar dentro da normalidade para a abertura de empresas, com a Junta Comercial do Estado de Goiás”, salienta.

Ainda de acordo com o Secretário Municipal da Seplanh, a atuação do Conselho de Contabilidade fez toda diferença nas tratativas do Uso do Solo. “Demos celeridade nos processos, pois por intermédio da Presidente Sucena, que conversava com a gente várias vezes ao dia, a dificuldade enfrentada pelos profissionais da contabilidade”, destacou Valfran.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes, jornalista