Durante evento no dia 14 de julho em um restaurante de Goiânia, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano, se encontrou com representantes de entidades empresariais e de registro de empresas para tratar de projetos que têm impulsionado a agilidade de processos e a quebra da burocracia.
Estiveram presentes no encontro o diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), Paulo César Zumpano, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Pedro Alves, o presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) Alexandre Caixeta, além do chefe de gabinete Gilberto de Castro (Juceg), o conselheiro do CRC-GO Júlio César Carlos, e o superintendente executivo da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio (SIC), Rafael Lousa.
Em comemoração à concretização de metas como a RedeSim, o Drive Thru da Juceg, e o Via Única, o diretor do DREI, Paulo César Zumpano, ressaltou o mérito que a equipe de trabalho conseguiu por meio de mecanismos que diminuíssem a burocracia para o cidadão e o empresário. “Estes são projetos que têm por principal objetivo tornar o registro público o mais rápido possível, de modo que exista um tempo para constituição das empresas, em especial na área tecnológica. O registro empresarial necessita de um tempo ágil para concretização de suas ações. O que estamos buscando agora, para que seja implementado em curto prazo, é o processo de baixa que em breve deve ser implantado no Distrito Federal, e até outubro estará em todo Brasil”, avalia.
O presidente da Fieg, Pedro Alves, afirmou que a desburocratização está na interação das entidades e a melhoria das viabilidades econômicas. “Devemos viabilizar as atividades produtivas. Isso gera emprego, renda, produção de alimentos, bens, impostos. A concretização desses projetos gera desenvolvimento econômico e social, diminuindo os entraves que existem no país. Hoje são grandes os problemas tributários, trabalhistas e ambientais, mas o nosso objetivo é atacar a burocracia”, aponta.
Ainda de acordo com o presidente Pedro Alves, apesar do avanço, ainda têm degraus a serem alcançados. “O gestor público ainda precisa ter uma mente aberta, com discernimento, de modo que consiga retirar as amarras que geram dificuldades”.
O presidente da Juceg, Alexandre Caixeta, reforça que a ação surge para facilitar a vida do usuário. “Temos colocado ideias que tenham mais agilidade. Nós sentíamos que deveria haver alguma mudança. Ainda falta muita coisa para fazer, mas estamos com o objetivo em médio prazo, de dar início a via eletrônica, para que tudo seja feito de uma vez sem ter dificuldade de assimilar”, destaca.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO