Em nome do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, o professor, advogado e contador João Augusto da Silva concedeu uma entrevista no dia 04 de dezembro para a Rádio Brasil Central sobre a implantação do eSocial para empresas a partir de 2018. A Receita Federal anunciou no dia 29 o cronograma de implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para empresas.

O programa, que inicialmente foi criado para o registro de empregados domésticos, será implantado para empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões a partir do dia 8 de janeiro de 2018. A segunda etapa terá início em 16 de julho de 2018 e abrangerá os demais empregadores, incluindo micros, pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs). No caso dos entes públicos, ele será implantado a partir de 14 de janeiro de 2019.

Segundo João Augusto, o eSocial é uma modernização que está ocorrendo na forma do contador trabalhar com o governo. “O contador é uma ponte que leva a empresa ao governo, a empresa aos trabalhadores, e isso é feito através de ferramentas que são fornecidas ao governo federal. Será um canal único, pois na realidade a Receita Federal tem sua base de dados, o Ministério do Trabalho tem a sua base, INSS tem a sua, e cada órgão tem a sua base de dados independente uma da outra, e com isso nós temos que ficar fornecendo informações várias vezes. Isso leva a uma dificuldade muito grande. Haverá um único canal para prestar todas essas informações”, adiantou.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise, com informações da Agência Brasil