O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) compareceu no dia 17 de julho a um evento em Itumbiara, no interior do estado, onde foi divulgado oficialmente o projeto do governo federal denominado eSocial. Os órgãos que coordenam o eSocial, como a Caixa Econômica Federal, o Ministério do Trabalho, a Previdência Social, e a Receita Federal do Brasil também estiveram presentes.

O evento em Itumbiara ocorreu com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Itumbiara (ACII), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itumbiara (CDL), a faculdade ULBRA, e a Associação de Contabilistas de Itumbiara e Região Sul.

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas é uma nova realidade do governo federal, que unificará as informações previdenciárias, trabalhistas e tributárias em um único documento virtual.

Em tese, o novo sistema eletrônico não trará mudanças na legislação trabalhista brasileira, mas deve reduzir o número de obrigações das empresas, já que as informações serão transmitidas em tempo real ao governo federal. O eSocial vai exigir do empresário um controle mais rígido das informações sobre os seus funcionários para fornecer ao profissional da Contabilidade, que ficará encarregado dos registros e envio para o Fisco.

O delegado do Conselho Regional de Contabilidade em Itumbiara, Danglariston Junqueira, afirmou que o evento, que foi o primeiro oficial sobre o eSocial no estado de Goiás, trouxe um balanço positivo, apesar de ele ter verificado que ainda existem ajustes para serem feitos.

“O evento foi muito positivo. Não foi conclusivo, porque ainda é necessário editar os manuais do sistema, e não temos expectativa de quando isso pode ocorrer. O eSocial é um sistema de suma importância, mas cremos que vai ser um processo trabalhoso, pois vai depender de o empresário prestar informações a respeito dos seus clientes”, aponta.

De acordo com o delegado Danglariston Junqueira, a classe empresarial ainda não se conscientizou da importância do eSocial para o seu trabalho.

“A classe empresarial precisa de mais conscientização. Ela ainda não se deu conta da importância e dos resultados que o eSocial vai trazer para todos os envolvidos. A classe contábil está mais participativa, e posso dizer que a falta de conscientização da parte dos empresários é de nível nacional, não apenas aqui em Itumbiara. Para promover o novo sistema, mais eventos vão acontecer em nosso estado em busca dessa conscientização”, declara.

O gerente do FGTS da Caixa Econômica Federal, Antônio Alberto Ribeiro, afirmou que o evento inédito foi excelente para novas mudanças no setor.

“O novo assusta. Precisamos mostrar que o eSocial veio para ajuda-los, e o contador também tem essa responsabilidade de conscientização sobre o eSocial. Esse sistema não criou novos tributos. É um sistema de armazenamento de informações, este é o propósito. Compete à Caixa mostrar essa questão, e desmistificar esse receio de não dar certo, entre contabilistas e empresários”, explica.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade em Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano, ressaltou que Itumbiara foi pioneira ao sediar o evento.

“Este é o primeiro evento eSocial feito em Goiás, e que trata de algo com tamanha propriedade. Vamos colocar a mão na massa. A Caixa vai atuar diretamente no sistema, e inclusive convidamos o banco para que em uma parceria, possamos fazer o mesmo evento em outros locais, como Goiânia e demais cidades do interior”, reforça.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO