As provas da segunda edição do Exame de Suficiência da classe contábil de 2014 serão realizadas neste domingo, 14 de setembro, em todos os estados da Federação e no Distrito Federal, das 9h30 às 13h30 (horário de Brasília). Os locais de prova já estão disponíveis nos sites da Fundação Brasileira de Contabilidade (www.fbc.org.br), que organiza o certame, e do Conselho Federal de Contabilidade (www.cfc.org.br).

Neste ano, 58.124 mil bacharéis e estudantes do último ano do curso de Ciências Contábeis, além de técnicos em contabilidade, se inscreveram para a segunda edição do Exame de Suficiência da classe contábil. Do total de inscritos homologados, isto é, aqueles que confirmaram a participação, 47 mil realizarão as provas em 14 de setembro. Desses, 37 mil farão as provas para contador e cerca de 10 mil para técnico em contabilidade. São Paulo é o estado que recebeu o maior número de inscrições: 9.228 para contador e 4.675 para técnico.

O Exame de Suficiência é estabelecido pela Lei n.º 12.249 de 2010 e regulamentado pela Resolução CFC n.º 1.373/2011 e suas alterações. No Brasil, somente os cursos de Direito e Contabilidade utilizam esse recurso para nivelar o mercado e para obtenção do registro profissional.  O Exame é aplicado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FCB). Atualmente, o Brasil possui 500 mil profissionais da Contabilidade, incluindo contadores e técnicos em contabilidade.

Fonte: Comunicação CFC