O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO sediou no dia 29 de outubro a cerimônia de abertura do 3º Seminário de Contabilidade da Faculdade ALFA, com o tema “Contador, profissional do 3º milênio”. O evento ocorreu entre os dias 29 e 31 de outubro, na sede do CRC-GO, e nas três unidades da ALFA em Goiânia.

O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, concedeu uma palestra para mais de 400 alunos com o tema O Papel da Gestão de Carreira no Atual Perfil do Profissional de Ciências Contábeis”. De acordo com ele, o CRC-GO permanecerá em um contato mais frequente com a classe estudantil contábil, de modo a prepará-los para um mercado de trabalho repleto de constantes mudanças. “O CRC-GO não mede esforços para estar próximo aos alunos e profissionais de contabilidade. O sistema CFC/CRC’s tem se empenhado na preparação do contador, que apresenta uma grade curricular é dinâmica”, afirma, apontando que o contabilista precisa estar atento a questão ética da gestão de carreira, além de preparado para atender tanto o micro quanto o grande empresário, por se tratar de um profissional essencial para a sociedade.

As palestras tiveram a participação de demais profissionais da área contábil, além de administradores, psicólogos e coachings, que trabalham a parte de gestão de carreira.

Para o coordenador do curso de Ciências Contábeis da ALFA, Marcus Vinicius Rodrigues Lima, o ensinamento ao aluno vai desde a parte técnica até aspectos de atualização profissional para o mercado de trabalho. “Estamos no 3º Seminário de Contabilidade da ALFA, e sempre buscamos ter uma relação muito próxima com o Conselho. Neste ano, a abordagem está mais voltada para carreira do contador, por isso o tema ‘Contador, profissional do terceiro milênio’, que vai tratar não só a parte técnica do contador, em termos de atualização profissional, mas também o posicionamento dele enquanto profissional no mercado de trabalho, as habilidades, as competências. E a apresentação do presidente, além de ser uma honra, foi importante para os alunos, uma vez que trouxe os principais assuntos do momento”, destaca.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-GO, Marciel Augusto Lima, também proferiu palestra no Seminário de Contabilidade da ALFA. Com o tema “A carreira de Consultor Tributário no Cenário Atual”, sua palestra foi ministrada na unidade Centro da Instituição, e contou com aproximadamente 60 pessoas.

De acordo com ele, a profissão contábil vem se fortalecendo a cada dia, caracterizando-se como ferramenta essencial na gestão de uma empresa. “Diante da complexidade que norteia os aspectos práticos aplicáveis à escrituração contábil, o contador precisa manter-se alinhado às mudanças do cenário contábil e tributário brasileiro, como meio de habilitar-se para lançar mão de técnicas mais recentes e adequadas a cada situação”, explica.

Para se destacar no mercado de trabalho, Marciel aconselha um aprimoramento em pós-graduação e demais cursos. “Uma boa formação no ensino superior e a continuidade nos cursos de Pós-graduação é imprescindível ao profissional que deseja uma inserção de sucesso no mercado de trabalho, pois seja qual for sua área de atuação, manter-se atualizado é de extrema importância para uma carreira bem sucedida”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO