Roraima foi palco de grandes acontecimentos contábeis na última semana. E o presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, acompanhou de perto as ações em Boa Vista. No dia 5 de maio, a reunião entre presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidades da região Centro-Oeste e Norte decidiu que Cuiabá irá sediar o VIII Encontro da Amazônia Legal no próximo ano. O evento, que está agendado para os dias 26 a 28 de outubro, deve reunir 12 Estados brasileiros no total.

O encontro é uma oportunidade para o profissional contábil participar de ações de sustentabilidade no contexto sócio ambiental. Contabilidade a favor do desenvolvimento com sustentabilidade será o tema do VIII Encontro. O evento acontece a cada dois anos, em capitais da Amazônia Legal, além de outros polos adjacentes. A última edição foi realizada em setembro de 2015 no município de Macapá, no Amapá. Na ocasião, o tema abordado era o Desenvolvimento Sustentável: Perspectivas e Desafios da Contabilidade.

No dia seguinte, 6 de maio, Edson Bento participou do V Fórum Roraimense da Mulher Contabilista, que contou com a palestra A liderança transformadora da mulher contabilista, ministrada pela presidente do CRCMT, Silvia Cavalcante. O tema visou mostrar a importância da mulher contabilista e sua atuação na sociedade.

À noite, foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria e conselheiros do CRCRR. O evento contou também com a presença do vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas Junior, que na oportunidade representou o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, na solenidade. Ele parabenizou os profissionais do estado pela sábia escolha de conselheiros qualificados para a condução do CRCRR, ao tempo em que colocou o CFC à disposição do Regional para a realização de ações conjuntas em prol da classe e da Ciência Contábil, sobretudo “na concentração de esforços em favor de nossas causas comuns”.

Edson Bento também felicitou os conselheiros empossados: “Em especial ao presidente Francisco Fernandes, Chiquinho, que nos recebeu prontamente. Obrigado a todos de Boa Vista que nos acolheu nessa cidade maravilhosa”, agradeceu.

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Roraima foi criado em julho de 1995, por meio da Resolução CFC n.º 787/95, pelo ex-presidente do CFC, José Maria Martins Mendes. Em janeiro de 1996, foi realizada a primeira eleição para composição do quadro de conselheiros efetivos e suplentes do CRCRR. Atualmente, o Estado conta com 1.308 profissionais ativos e 61 organizações contábeis.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO, com informações CFC e CRCMT