O Estado de Goiás sediará, a partir de 28 de junho, o 58º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat GO 2016), que acontece no período de 28 de junho a 1 de julho (terça a sexta), no Hotel K, em Goiânia. Durante o encontro, representantes de todas as secretarias de Fazenda dos 26 Estados da Federação e do Distrito Federal que atuam na área da arrecadação e tributação, assim como representantes de outros órgãos da federação, reúnem-se com o objetivo de discutir e deliberar sobre assuntos de natureza econômica, fiscal e tributária de interesse do país.

O Encat tem como premissa a troca de experiências entre os Fiscos. Nos dois primeiros dias de evento, 28 e 29 de junho, acontecem apenas as reuniões técnicas de trabalho, que são fechadas. As reuniões plenárias, que são abertas, acontecem nos dias 30 de junho e 1º de julho. A Secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, fará abertura oficial do evento no dia 30 de junho, às 9h30, falando sobre o projeto de renegociação das dívidas estaduais.

Programação

Neste mesmo dia (30), às 10h10, o representante do BID, José Barroso Tostes Neto, apresenta palestra sobre o Modelo de Maturidade da Gestão Fiscal. Às 11h40, o superintendente da Receita de Goiás, Adonídio Neto Vieira Júnior, e o gerente de recuperação de créditos, Carlos Augusto Lins de Barros (GO), falam sobre o novo modelo de recuperação de créditos implantando pela Fazenda estadual.

Na parte da tarde, as palestras serão sobre o Programa de Auditoria da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, feita pelo auditor Guilherme Comiran (RS); sobre o programa de Fiscalização Inteligente e Seletiva (FIS), apresentado por Eugênio César da Silva; e a Simplificação de Obrigações Tributárias, painel apresentado pelos auditores Vinícius Pimentel de Freitas (RS) e Adson Thiago Oliveira Silva (ES). Para fechar o dia, os auditores fiscais Almerindo Rehem (SE), João Carlos Nascimento (RJ) e José Guilherme (PA) falam sobre os avanços e desafios da NFC-e: Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.

A programação do 1º de julho também é extensa. As palestras começam às 9h, com fala de representantes da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco). Às 9h40, Álvaro Antônio da Silva (BA) fará apresentação sobre as últimas ações da Nota Fiscal Eletrônica e às 10h20, Daniel Pereira Carvalho (MS) fala sobre o Conhecimento de Transporte Eletrônico e Manifesto do Documento Fiscal Eletrônico. Mais tarde, às 11h30, Geraldo Marcelo C. de Souza (RN) ministra painel sobre o Brasil ID. No período vespertino, Álvaro Antônio da Silva (BA) fala sobre Mineração de Dados e Marcelo Luiz A. Fernandez (SP) sobre o Recopi Nacional. Às 15h20, Roberval Mariano (MA) faz apresentação sobre a modernização da fiscalização, COE e o Canal Vermelho Nacional. Após essas apresentações, será aberto espaço para debate e deliberações do próximo encontro. Mais informações no site do evento: http://encat.sefaz.go.gov.br/

Fonte: Comunicação Setorial-Sefaz