Com a finalidade de estreitar o relacionamento e fortalecer a parceria, o Conselho Regional de Contabilidade (CRCGO) se reuniu no dia 03 de setembro com o governador de Goiás, Marconi Perillo, para tratar de alguns anseios destacados pela classe contábil. Na reunião, que ocorreu no Palácio Pedro Ludovico, estavam presentes o presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, os vice-presidentes de Ética, Fiscalização e Disciplina, Wagner Felipe Filho, de Controle Interno, Maria Luzia da Silveira Rodrigues, de Registro, Rangel Francisco, de Desenvolvimento Profissional, Marciel Augusto Lima, e o conselheiro do CRCGO, Alessandro Polonial.

Na ocasião, o presidente do CRCGO apresentou algumas demandas da classe, entre elas o assento no Conselho Administrativo Tributário (CAT) e a oportunidade para que os profissionais da contabilidade também realizem defesas administrativas de seus clientes.

O CRCGO reforçou que não poderá permitir com que as conquistas da categoria, dentre elas o assento do Conselho Regional de Contabilidade no CAT venha a sofrer qualquer tipo de ameaça de perda, com base no que foi noticiado pela imprensa estatal de que haverá mudanças profundas no Conselho Administrativo, que estão em estudo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em auxílio à Sefaz. Tendo em vista essa abordagem, o CRCGO formalizou um pedido ao governador Marconi Perillo para que as proposituras não afetem o profissional da contabilidade.

Outro ponto ressaltado foi o pedido para que o profissional contábil tenha a oportunidade de também realizar a defesa administrativa de seus clientes, haja vista ser este qualificado, uma vez que domina a legislação tributária pertinente, além de ser conhecedor das transações contábeis e fiscais promovidas pelo cliente.

Todas estas solicitações foram bem recebidas pelo governador, que prometeu analisá-las com a devida atenção. Ele aproveitou para agradecer pelo convite feito para participação na XI Convenção de Contabilidade de Goiás. De acordo com o presidente Elione Cipriano, a reunião com o governador Marconi demonstra o zelo do CRCGO pela categoria contábil goiana. “Temos conseguido a aproximação com o governador, levando reivindicações e realizando parcerias por meio de uma gestão participativa. Colocamos a importância de se ter um profissional contábil representando as entidades, ao mesmo tempo em que ele é responsável técnico da escrita contábil e fiscal do seu cliente, onde não há do que se falar em sigilo fiscal”, afirma.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise