Anápolis sediou a reunião do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) Elione Cipriano da Silva, com o delegado da Secretaria da Fazenda na cidade, Redner Teixeira no dia 27 de maio. Entre os assuntos, o mais discutido foi acerca da necessidade de os profissionais da contabilidade manterem seus próprios dados e os dados dos contribuintes atualizados no sistema da Sefaz.

De acordo com o delegado Redner Teixeira, o encontro foi uma importante oportunidade para as duas entidades acertarem parcerias. “O CRC-GO e a Sefaz veem que uma das necessidades atuais da cidade de Anápolis diz respeito à atualização dos dados do profissional da contabilidade junto a delegacia da Sefaz. Vamos abrir espaço para uma reunião periódica com o fim de chamarmos a atenção do profissional contábil sobre a importância de manter os seus dados cadastrais atualizados em nosso sistema”, explica Redner, que ainda ressaltou que a falta de atualização do profissional contábil também prejudica o contribuinte. “São vários os dados que estão desatualizados, e isso acaba por prejudicar o contribuinte. Uma vez que o contribuinte está com dados antigos no sistema da Sefaz, recorremos ao seu contabilista, para que ele atualize os dados de seu cliente. Quando não conseguimos contato com o profissional, o contribuinte acaba sofrendo uma ação fiscal da Sefaz que poderia ter sido evitada. Na medida do possível, pedimos ao colega contador que atualize seu cadastro, para que possamos ter contato com o contribuinte”, solicita. Ainda segundo Redner Teixeira, a Sefaz não quer trabalhar para penalizar ninguém. “Montamos essa parceria com o CRC-GO justamente para disseminarmos essa ideia de manter todos os dados atuais para consulta”, complementa.

O presidente do CRC-GO Elione Cipriano, comemorou a parceria, que, conforme disse, vem para benefício de todos os envolvidos. “Facilitamos o trabalho da Sefaz, atualizamos nossos dados e também os do contribuinte, além de evitarmos com que ele fique preso em uma ação fiscal por mera negligência”, pontua.

Ainda em Anápolis, o presidente Elione Cipriano se reuniu com representantes da classe contábil da cidade, entre eles o delegado do CRC-GO Jony Vony Paulino, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Anápolis, Carlos de Paula, e o conselheiro do CRC-GO, Alessandro Polonial. Um trabalho de divulgação do pacote de financiamentos promovido pela Goiás Fomento aos profissionais da contabilidade foi pautado durante o encontro, como informa o delegado Jony Vony. “Foi um assunto importante sobre a concessão de créditos da Goiás Fomento, voltado para o financiamento dedicado aos profissionais da contabilidade. A missão do CRC-GO é divulgar esse pacote, e orientar o profissional contábil sobre como fazer uso desse financiamento de maneira correta”, afirma.

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Anápolis, Carlos de Paula, concordou que a divulgação maior do pacote de financiamento poderá ser valorosa para classe contábil anapolina. “Foi uma reunião muito proveitosa, principalmente porque girou em torno da divulgação do crédito aos profissionais da contabilidade. A classe contábil de Anápolis é representada por uma quantidade considerável de profissionais. É necessário intensificar essa divulgação”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise