O contador Marciel Augusto Lima concedeu uma entrevista no dia 03 de março para a Rádio 107 FM, com o fim de dar maiores esclarecimentos a respeito da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. O prazo para envio da declaração teve início no dia 1º de março, e se estenderá até dia 29 de abril.

O assunto, que ainda gera dúvidas a muitos contribuintes, foi abordado durante entrevista feita pelos apresentadores Marcos Cipriano e Paulo Roberto Prado. Marciel Augusto explicou que todo ano há mudanças no procedimento de declaração do IRPF, como este ano tem a possibilidade de os contribuintes entregarem a declaração com algumas exigências a mais. “Os profissionais liberais, como os contadores, médicos, advogados, jornalistas, dentistas, têm informações importantes a serem colocadas com relação aos rendimentos como profissionais liberais. Especificamente nos serviços médicos e dos advogados, eles terão que informar a pessoa que efetuou o pagamento dos seus honorários, se esse pagamento reflete na despesa com o próprio pagador ou com seu dependente. Com isso, a Receita visa cruzar as informações”, declarou.

Com relação à tabela do Imposto de Renda, Marciel Augusto declarou que é obrigado a entregar a declaração o contribuinte que tenha percebido rendimento tributável superior a R$ 28.123,91, sendo esta uma das condições que obriga o contribuinte a enviar a sua declaração.

Ouça a entrevista:

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *