O assunto Imposto de Renda tem rendido várias entrevistas do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás à mídia goiana. No dia 02 de março, o presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, concedeu uma entrevista à TV Record Goiás sobre o processo de declaração do IRPF. Ele tirou dúvidas do telespectador acerca da mudança na idade para o registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), que passou de 14 anos ou mais para 12 anos ou mais.
Segundo Edson Bento, essa alteração deve ser observada pelo contribuinte que possui dependentes nessa faixa etária. “Até então, a obrigatoriedade valia somente para dependentes com 14 anos ou mais, no entanto, com a publicação da Instrução Normativa pelo Diário Oficial da União, a inclusão dos dependentes com 12 anos ou mais, completados até a data de 31/12/2016, exigirá que tenha registro no CPF”, explicou.
No dia 03 de março, o delegado regional do CRCGO em Catalão, Marcelo Cordeiro, concedeu uma entrevista sobre IRPF à TV Sucesso Catalão 6.1 – Record. “O contribuinte que não entregar o Imposto de Renda até dia 28 de abril, está sujeito à multa de R$ 165,74 ou 1% do valor devido”, declarou.
Já no dia 06 de março, foi a vez de o presidente do CRCGO esclarecer mais detalhes do IRPF ao vivo na Rádio Difusora, com a apresentação de Diego Joaquim. “É preciso preparar a declaração com antecedência. Tem que somar todas as rendas durante o ano, para prestar contas de tudo. Existem técnicas no processo de declaração do Imposto de Renda que somente um profissional da contabilidade qualificado pode fazer, pois ele tem todo o conhecimento para orientar o contribuinte, por isso incentivamos que todos procurem um contabilista com a documentação em mãos”, concluiu.
Clique aqui e assista a entrevista do delegado do CRCGO, Marcelo Cordeiro, à TV Sucesso de Catalão
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise