Com o objetivo de informar e capacitar os profissionais da contabilidade, empresários, estudantes e os próprios contribuintes, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realizou nesta sexta-feira, 12, o 10º Encontro Regional do Sul Goiano, em Itumbiara. O evento ocorreu das 8h às 16h, na delegacia regional do CRCGO no município. O presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, e os vice-presidentes, Rangel Francisco, Administrativo, Djalma Silva, Controle Interno, e Weberth Fernandes, Desenvolvimento Profissional, marcaram presença no evento, assim como os conselheiros Júlio César Carlos, Wagner Felipe Filho, Adilso Oliveira, Hosni Mendonça de Paula, Ivam Pugas e Ranier Pereira Lima, além dos delegados regionais Danglariston Junqueira, Itumbiara, Evilson Azevedo, Caldas Novas, Rogério Pereira, Morrinhos, Paulo Antônio do Prado, Goiatuba, Hélio Rezende, Cristalina, além do contador João Luiz Aguiar, membro do Comitê de Perícia Contábil, e Mário Wilson Oliveira.

Três palestras foram ministradas no Encontro. Magna de Jesus da Silva Ferreira, contadora e empresária contábil, abordou o assunto Sped Fiscal. Instituído pelo decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) é um instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações.

Magna expôs como trabalhar com o sistema e evitar dores de cabeça. Ela destacou ainda as últimas alterações promovidas pela Emenda Constitucional 87/2015 e o Bloco K, e deu dicas aos participantes de como fazer o Sped Fiscal com êxito baseando-se na legislação goiana e os cuidados para não cair na malha fina, além de abordar sobre a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), lançada oficialmente em Goiás no dia 14 de junho.

Marciel Augusto Raimundo Lima, o contador e advogado tributarista, ministrou a palestra Simples Nacional: regras vigentes e os desafios futuros com relevantes alterações do PLC 125/2015, das 11h às 12h30. Marciel falou sobre limite de faturamento, quem pode optar pelo Simples Nacional e quais as obrigações principais e acessórias, assim como Regime de caixa e de competência que também estiveram no conteúdo pragmático da palestra. O palestrante apresentou quais os tributos que devem ser pagos fora do contexto do Simples Nacional e destacou as alterações que o PLC 125/2015 propõe.

Após o intervalo para o almoço, o conselheiro Júlio César Carlos fez uma apresentação extra com o tema Cadastro no CNPC e ressaltou os principais pontos do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis. “É importante frisar que quem estiver interessado em trabalhar nesta área tem até o dia 31 de dezembro de 2016 para se cadastrar”, destaca Júlio. As inscrições são feitas no site do CFC ou dos Conselhos Regionais de Contabilidade. É necessário comprovar experiência, apontar a especificação da área de atuação e o estado e município que se pretende exercer as atividades.

Superar os desafios que são impostos a cada dia pela retração econômica atual requer muito jogo de cintura e, principalmente, a capacidade de romper com paradigmas antigos. Por isso, às 14h30, o Encontro realizou a palestra CRISE: como crescer e prosperar neste excelente momento, ministra da pelo professor universitário Paulo de Tarso.

De acordo com o presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, o Encontro superou as expectativas. “A participação do público foi excelente e muito conhecimento foi compartilhado”, afirma.

Para Rangel Francisco, o Encontro foi um sucesso. “Itumbiara recebeu a abertura dos Encontros Regionais em 2016. É sempre bom realizar eventos por aqui e nova sede está de parabéns”, confessa.

“O Encontro foi muito bom para reunir a classe contábil e isso é importantíssimo. Os delegados também conseguiram levar suas demandas ao Conselho Diretor. Os palestrantes são fantásticos e muito centrados no que falaram. Eu vejo que os Encontros também são oportunidades para os estudantes manterem um contato mais próximo com os profissionais”, assegura Adilso.

O delegado regional Danglariston Junqueira afirma que após o evento os comentários de participantes foram positivos. “O conteúdo exposto foi excelente e muito esclarecedor para quem participou. Só tenho a agradecer e parabenizar a todos”, certifica.

O 10º Encontro Regional do Sul Goiano envolveu as delegacias regionais do CRCGO de Itumbiara, Goiatuba, Morrinhos, Piracanjuba, Caldas Novas e Pontalina e contou com a participação de 55 pessoas. Em votação realizada entre o Conselho Diretor, conselheiros e delegados do CRCGO, por unanimidade, em 2017, o Encontro Regional do Sul Goiano ocorrerá em Caldas Novas.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro