O Sebrae-GO e a Prefeitura de Jaraguá realizaram no dia 18 de maio workshop para apresentação do Projeto para Implantação da REDESIMPLES. A delegada do CRCGO em Jaraguá, Sinara Gomes dos Santos, juntamente com secretários municipais e outros profissionais da contabilidade participação do evento. Além de demonstrar como será realizado o processo, o Sebrae irá executar um plano de ação juntamente com a prefeitura e as secretarias municipais, com previsão de conclusão até o final de 2017.

Ao final, espera-se que o prazo para formalização e liberação do Alvará de localização e funcionamento de pessoas jurídicas no Estado – em situações onde o grau de risco da atividade seja considerado BAIXO – leve no máximo cinco dias.

“Para os contadores, este projeto de implantação da REDESIMPLES será um grande avanço para a desburocratização no processo de abertura de empresas. A simplificação do processo de abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas integrando todos os órgãos responsáveis pelo registro mercantil vai ajudar o serviço do profissional contábil, o qual terá mais tempo para auxiliar o empresário na gestão financeira e contábil da sua empresa, uma vez que o profissional contábil e o empresário não terão a necessidade de aguardar um prazo de aproximadamente 45 dias (tempo necessário para se registrar uma empresa hoje em todos os órgãos) para iniciarem as suas atividades empresariais. Assim, a simplificação deste processo reduzirá a burocracia e consequentemente custos no processo de abertura e legalização de empresas”, afirma Sinara.

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIMPLES), instituída pela Lei nº 11.598/2007, vinculada à Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa – SMPE, tem como objetivo tornar mais eficiente o processo de registro de pessoas jurídicas, estabelecendo diretrizes e procedimentos para a sua simplificação e integração.

Esta legislação propõe a integração de todos os atores envolvidos no processo de registro e legalização de empresas através do sistema Integrar, que possibilitará que o usuário tenha uma entrada única de dados e documentos. Este sistema propiciará benefícios de grande relevância para o Município, bem como colaborar para que ocorra uma melhor gestão da administração municipal, voltada para beneficiar o desenvolvimento econômico do município.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves